Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Farmácia Municipal realiza mais de 170 atendimentos por dia

Além da distribuição de remédios, o local é um ponto de descarte de medicamentos vencidos e de materiais usados para aplicação de insulina

Farmácia Municipal realiza mais de 170 atendimentos por dia
(Divulgação/PMT)
Publicidade
IMPRENSA/Tibagi - A Farmácia Municipal é um ponto de referência no atendimento à Saúde tibagiana. O local que distribuí medicamentos e insumos hospitalares gratuitamente para a população atende cerca de 170 pacientes por dia, que se beneficiam com o serviço.

O Secretário Municipal de Saúde, Wilson Silva, destaca o constante crescimento da Farmácia Municipal, que hoje está em uma sala mais ampla, de 360 m². "A secretaria está sempre trabalhando e buscando a estruturação da Farmácia e do atendimento à população. Com o aumento da oferta e demanda de medicamentos, buscamos sempre entregar um atendimento mais humanizado e com maior conforto aos munícipes", diz

A cada trimestre, são adquiridos medicamentos através do Consórcio Paraná Saúde. No segundo quadrimestre o montante investido na aquisição foi de mais de R$ 338 mil. Anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compra, através de licitação, medicamentos e materiais médico hospitalares que não estão contemplados no consórcio.

Silva justifica que às vezes alguns medicamentos podem faltar devido a problemas de logística das transportadoras. "Eventualmente, um ou outro remédio fica indisponível, mas não é pela falta de aquisição do município e sim por algum empecilho no processo de entrega", garante o secretário.

A farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Aline Lima Melo, pede para que os pacientes procurem o local sempre com a receita dentro de sua validade. "É muito importante que a receita não esteja vencida, pois só assim podemos entregar o medicamento", explica.

As receitas de medicamento de uso contínuo e de materiais médico hospitalares valem por seis meses, a de medicamento controlado valem por 30 dias e as de anticoncepcional por um ano.

Para a dispensação de materiais hospitalares, como materiais para curativo, é necessário a prescrição de um profissional médico ou enfermeiro, onde estará discriminado o tipo de material e quantidade, para que a farmácia possa ter o controle e gerenciamento do estoque.

Os aparelhos glicosímetros disponíveis são entregues apenas para usuários de insulina.

Outro ponto importante é que a Farmácia Municipal é um ponto de descarte de medicamentos vencidos e de seringas e agulhas. A orientação da farmacêutica responsável é para que as agulhas e seringas sejam entregues armazenadas em uma garrafa pet e sejam entregues diretamente para os atendentes do local.

A Farmácia Municipal atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h, na Avenida Manoel das Dores, n°1460.

Compartilhe:

Leia também

Prefeito Rildo autoriza pagamento de insalubridade aos profissionais da saúde
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia