Correio dos Campos

Lei garante o fornecimento de absorventes para mulheres de baixa renda em Tibagi

Jovens e estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social ou de extrema pobreza poderão receber absorventes higiênicos durante o período menstrual
21 de outubro de 2021 às 18:07
(Foto: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi)

COM ASSESSORIAS – Já está em vigor em Tibagi a Lei nº 2.876/2021, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos em escolas públicas e unidades de saúde no município. Esse programa de distribuição é destinado para jovens e estudantes em situação de extrema pobreza ou vulnerabilidade social.

“Um importante direito das mulheres será contemplado com essa lei. Ainda vamos regulamentar a distribuição, mas o projeto é um passo importante. A Prefeitura de Tibagi é quem irá arcar com a aquisição dos absorventes, mas será possível também receber doações e realizar parcerias”, garante a chefe de gabinete e primeira-dama, Kelly Oliveira.

O projeto de Lei foi proposto pelas vereadoras Juju Silva e Maninha Serenato. Juju afirma que a pobreza menstrual, nome pelo qual a situação ficou conhecida, é algo que não é muito discutido.

“A menstruação é algo fisiológico e natural. Mas muitas vezes isso pode ser prejudicial para as mulheres que não conseguem comprar o absorvente. E o que é pior, utilizam produtos inadequados que podem causar infecções gravíssimas”, garante a vereado.

Já a vereadora Maninha ressalta que outras situações também poderão ser resolvidas com a referida Lei. “Vai diminuir a evasão escolar a vergonha que as meninas passam por não terem o absorvente. Então essa lei é uma grande conquista para Tibagi, e um marco da atual gestão”, finaliza Maninha.