Correio dos Campos

Começa nova turma do curso de Formação de Aquaviários

Em menos de um ano, é a terceira vez que a parceria acontece no município
3 de março de 2020 às 17:49
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Começou, nesta segunda-feira (2), mais uma turma do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ), ministrado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em menos de um ano, é a terceira vez que a formação ocorre em Tibagi. Os 25 participantes serão capacitados no nível 1, como Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MAF) e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA) e estarão habilitados para conduzir embarcações de até 10 AB.

Para esta nova turma, o curso terá uma carga horária maior, apesar de o conteúdo ser o mesmo das edições anteriores. “Esse período maior da carga horária vai auxiliar o curso na medida em que a gente pode aprofundar um pouco mais o conhecimento, ter um período de aplicação de trabalhos práticos e teóricos para poder melhorar a assimilação do conteúdo”, explicou o 1° Tenente (AA), João Paulo Barros, encarregado do ensino profissional marítimo na capitania fluvial do Rio Paraná, representando o Capitão dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Carlos de Freitas Silva.

Ele também comentou sobre a parceria entre a Prefeitura e a Marinha, que já formou mais de 30 aquaviários. “A Prefeitura tem demonstrado intenção com relação a parte de ter profissionais disponíveis no mercado para atuar profissionalmente na área de aquaviários. Para Marinha do Brasil é muito importante, porque a gente não faz só o serviço de habilitação profissional, fazemos também o serviço de fiscalização e temos como resultado, em muitas áreas, aspectos negativos pela falta de profissionais. Para Marinha é um dever a formação, uma satisfação enorme ter a sociedade civil mais atenta a essa necessidade e a gente, com isso, diminui muito o risco em relação a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação”, finalizou.

Ao final da capacitação, os participantes receberão a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e Certificados, e estarão aptos profissionalmente para o desempenho da função.