Correio dos Campos

Tibagi prepara programação especial para o Outubro Rosa

Ações desenvolvidas pelas UBSs acontecerão durante todo o mês
10 de outubro de 2019 às 18:45
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Outubro é o mês de prevenção e combate aos cânceres de mama e colo de útero. Para celebrar este momento, a Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação que incluirá encontros e mutirões de exames. O Palácio do Diamante estará rosa durante todo o mês.

Algumas ações foram realizadas na semana passada, como a blitz educativa com aferição e a carreata com a frota da SMS que percorreu todos os bairros do município.

Nesta sexta-feira (11), a Estratégia Saúde da Família (ESF) 18 de Março promove o Chá Rosa, um encontro que abordará a prevenção às doenças da mulher, será às 14h, na Associação Amigos dos Idosos de Tibagi (AAMITI).

No dia 19 de outubro, sábado, todas as unidades de saúde estarão abertas realizando preventivo e mutirão de vacinação, das 9 às 16h.

Entre os dias 21 e 25 de outubro, a ESF 18 de Março trabalhará em horário estendido para coleta de preventivo. O horário de funcionamento irá das 17h às 20h.

Encerrando a programação, no dia 26 de outubro, a ESF 18 de Março abrirá suas portas, das 9h às 16h, para realização de preventivo e teste e rápido.

Ações durante o ano

Ao longo de todo o ano, a SMS realiza o atendimento e o  acompanhamento da saúde da mulher. Até agosto, 501 pacientes foram encaminhadas para mamografia e 890 exames de preventivo de câncer de colo de útero foram coletados.