Correio dos Campos

Professoras participam de segunda etapa do programa Caiubi

Oficinas técnicas sobre compostagem e reciclagem marcaram o encontro
26 de agosto de 2019 às 17:29
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – As professoras dos quartos anos da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (26), de uma oficina técnica sobre compostagem e brinquedos reciclados com professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A ação faz parte da segunda etapa Programa Caiubi, da Klabin, que em 2019 tem como tema “Poluição de Rios e Mares e a Gestão de Resíduos Sólidos”.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Elis Gomes, vê com bons olhos o projeto e garante que ele vem ao encontro do trabalho de educação ambiental feito nas escolas. “O projeto Caiubi vem somar com o trabalho de educação ambiental realizado em nosso município, agradecemos a Klabin por mais essa parceria, onde buscamos desenvolver uma consciência ambiental em nossos educandos, dando continuidade nos trabalhos já iniciados nos anos anteriores. Acreditamos que esse trabalho fará a diferença na vida de todos nós”, comenta.

O professor Guilherme Sachs mediou a oficina de brinquedos recicláveis. Ele é idealizador do projeto PreservArt que estimula a preservação do meio ambiente através do artesanato. “Nesse projeto, a gente tem o foco de promover a educação ambiental, através da transformação de materiais reaproveitáveis e objetos utilitários, sejam objetos artísticos ou artesanais”, diz.

As docentes aprenderam a confeccionar uma garrafa com uma técnica que se assemelha a decoupage. Na oficina de compostagem elas puderam conferir de perto como funciona a atividade.

A primeira etapa do projeto foi a capacitação, que ocorreu em maio no Parque Ecológico da Klabin. A última etapa será a mostra ambiental, organizada por cada escola.