Correio dos Campos

Reservatório da UHE Tibagi Montante será enchido a partir desta terça

Representantes do empreendimento vieram informar o fato durante reunião no Palácio do Diamante
12 de agosto de 2019 às 17:23
(Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Nesta segunda-feira (12), o prefeito Rildo Leonardi participou de uma reunião com representantes da UHE Tibagi Montante que detalharam como funcionará o enchimento do reservatório, com início previsto às 7h desta terça-feira (13). O procedimento é uma etapa importante da obra e foi autorizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A duração estimada é entre dez e quinze dias.

O diretor da UHE Tibagi Montante, Rodrigo Furst, destaca como se dará o processo de enchimento do reservatório. “Vamos iniciar o fechamento de algumas comportas, para conseguir fazer uma contenção de vazão e isso o reservatório poder ser cheio. A gente vai manter uma vazão mínima estabelecida no licenciamento ambiental, que é suficiente para conservação de toda biodiversidade na região do rio”, pontua.

Por motivos de segurança a recomendação é de que a comunidade evite se aproximar do rio no trecho do futuro reservatório e também para que esse ponto do rio não seja utilizado para a pesca, nado, lazer ou esportes náuticos.

Nesta tarde, representantes da usina se reunirão também com representes da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) e operadoras de turismo para realizar as orientações.

O empreendimento está aberto para sanar dúvidas da população, através do telefone (42) 99994-9752, ou no posto de atendimento, localizado na R. Almeida Taques, 311, sobreloja. Também estão sendo disparados informes referentes ao processo na Rádio Itay e no site www.tibagienergia.com.br.

Presenças

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Enio Antunes, os vereadores Eduardo Torres, Elizeu Cortez e Jorge Cardoso, o chefe de gabinete Rubens Eugênio Leonardi, o secretário municipal de Administração Marcus Cioffi, o secretário municipal de Agricultura, Walmar Eidam, a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, o engenheiro civil Josemar Scheraiber, além de oficiais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.