Correio dos Campos

Saúde amplia vacinação contra febre amarela para gestantes, lactantes e pessoas acima de 60 anos em Tibagi

Vacinação para estes grupos está liberada a partir desta quinta-feira (04). No próximo sábado (06), a SMS realizará mais um mutirão de vacinação contra a doença, na Clínica da Mulher e da Criança, das 8h às 17h
4 de abril de 2019 às 21:35
Profissionais durante a capacitação. (Divulgação/PMT)

IMPRENSA/Tibagi – Gestantes (em qualquer período gestacional), lactantes e pessoas acima de 60 anos podem procurar a Unidade de Saúde Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para vacinar-se contra a febre amarela, a partir desta quinta-feira (04). Os grupos foram liberados pela 21ª Regional de Saúde, pois Tibagi é um município limítrofe com Castro, onde um primata veio a óbito devido a doença.A única observação, é que lactantes que estão amamentando crianças menores de seis anos deverão suspender a amamentação durante dez dias depois da imunização.

Quem ainda não se vacinou também poderá aproveitar mais um mutirão de vacinação contra a febre amarela que acontecerá na Clínica da Mulher e da Criança, neste sábado (06), das 8h às 17h. No entanto, todas as unidades de saúde do município estão abertas durante a semana aplicando a vacina. Caso seja necessário, as UBS dispõem de avaliação médica para os casos de risco.

Capacitação

Para ampliar as informações sobre a doença, a 21ª Regional de Saúde promoveu nesta quinta-feira (04) mais uma capacitação, desta vez, para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) e Agentes de Endemias. O chefe de vigilância epidemiológica da Regional, Rui Miranda, esteve no auditório da Secretaria de Educação e Cultura explicando sobre a febre amarela e raiva e formas de prevenção das doenças.

A coordenadora da divisão epidemiológica, Ana Paula Fernandes, destaca que a capacitação é uma forma de preparar as equipes. “Tibagi não tem o vírus, mas estamos nos adiantando e capacitando nossa equipe”, ressalta.

Na segunda-feira (1°), os técnicos Irene Fumie Kobayashi Zanetti e Emerson José, da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, já estiveram em Tibagi para dar orientações sobre a febre amarela às equipes de vacinação do município.