Correio dos Campos

HLBC realiza orientações em alusão ao Agosto Dourado

20 de agosto de 2018 às 18:17
Foto: João Pedro Agostinho

IMPRENSA/Tibagi – O Hospital Luiza Borba Carneiro (HLBC) está realizando uma série de orientações para a equipe e as novas mamães em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização em relação ao aleitamento materno.

No último sábado (18), Arlete de Fátima Machado deu a luz ao Davy Luiz, no HLBC. Esse é o oitavo filho dela, mas mesmo com toda a experiência de já ter amamentado os outros sete, Arlete recebeu as orientações da equipe de enfermagem para as primeiras mamadas. “Teve uma filha que eu amamentei até os quatro anos. Todos, eu alimentei até enquanto eles quiseram e com o Davy Luiz não vai ser diferente.”, contou a mamãe.

Em 2018, de janeiro a agosto, foram realizados 11 partos no HLBC. Por não ser maternidade e não ter centro cirúrgico, o hospital só realiza partos de emergência, quando a mãe não tem condições de ser encaminhada. Mas, mesmo recebendo poucas gestantes, o hospital segue à risca todo o protocolo de atendimento ao bebê e à mãe. Já no quarto, mãe e filho recebem toda a ajuda necessária para realizar a primeira mamada. “Após o parto o bebê já vai para outro ambiente onde é realizada a aspiração e, em seguida, mãe e filho ficam no quarto conjunto e, com a ajuda da enfermeira, é realizada a primeira mamada. O importante é ter este contato imediato entre mãe e filho. O aleitamento materno exclusivo ainda é o melhor alimento para a criança. O incentivo e a orientação devem sempre existir”, comentou a chefe da enfermagem do HLBC, Karen Lapkouski.

Em Tibagi, as gestantes realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que seguem as recomendações do programa Rede Mãe Paranaense para classificação do grau de risco da gestação. Alto risco e risco intermediário são encaminhados para Campo Largo e baixo risco e habitual para Telêmaco Borba.

Agosto Dourado

Em 2017 o Congresso Nacional, por meio da lei número 13.435, instituiu agosto como o mês do aleitamento materno. Durante o mês, são debatidos e informados os benefícios da amamentação para os bebês.

O leite materno é o alimento completo para o bebê, contendo todos os nutrientes que ele precisa e deve ser a forma exclusiva de alimentação até o sexto mês de vida da criança.