Correio dos Campos

Patrulha Escolar Comunitária é implantada em Tibagi

22 de junho de 2018 às 20:07
Imagem: João Pedro Agostinho

IMPRENSA/Tibagi – Os estabelecimentos de ensino de Tibagi receberam um reforço importante nesta sexta-feira (22) com a solenidade de implantação da Patrulha Escolar Comunitária, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, representou o prefeito Rildo Leonardi durante a cerimônia, que apresentou os quatro policiais que farão o patrulhamento em Tibagi e forneceu detalhes do funcionamento do programa.

O capitão Saulo Vinícius Hladyszwski, da Patrulha Escolar, explicou que o serviço atenderá o município, inclusive os distritos, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às onze da noite, enquanto tiver aulas. De acordo com o capitão, o programa atende especialmente as escolas estaduais por ser voltado a alunos que cursam a partir da sexta série. “Todo o momento que estiver acontecendo aula nos estabelecimentos de ensino nós teremos o patrulhamento escolar, dando o alcance, o apoio para melhorar a segurança de nossas crianças e nossos adolescentes, dentro da escola e ao nosso redor”, explicou.

O presidente da Câmara, Eduardo Torres, está com otimista com o começo das atividades do programa em Tibagi. “A partir deste momento nós teremos uma equipe de patrulha escolar que estará a disposição durante todo o período letivo. Esse patrulhamento é um sonho, que já vem de outras gestões do legislativo. É muito gratificante ver que esse sonho agora é uma realidade. Não foi fácil, tivemos vários encontros e através de uma parceria muito grande podemos ter essa grande notícia da implantação da patrulha dentro do município. E claro, em parceria com o executivo, que nos apoia sempre em nossos projetos”, destacou o presidente.

A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, salientou a importância do programa de patrulhamento escolar no município. “É com muita satisfação que o executivo de Tibagi vem hoje participar dessa vitória. Tenho certeza que os jovens que aqui estão serão grandes cidadãos porque serão bem orientados. A Patrulha Escolar também tem esse papel modificador, de instruir nossos jovens para o caminho do bem”, disse.

Patrulha Escolar

Além de fazer a ronda, os policiais militares são especialmente capacitados para que conheçam a realidade da comunidade escolar e busquem medidas que minimizem a ação de criminosos nas escolas e proximidades.

Num primeiro momento há uma avaliação das instalações das escolas quanto à segurança. Em seguida há a coleta de informações para formação de um diagnóstico e estabelecimento de metas a serem adotadas a curto, médio e longo prazo. Baseado neste diagnóstico caberá à administração e comunidade escolar a concretização das idéias, a tomada de providências e as mudanças de procedimentos. A quarta fase é chamada etapa das palestras, com a participação de pais, alunos, professores e funcionários da escola, visando a conscientização e conhecimento que lhes possibilitem as mudanças estratégicas.

E por fim será elaborado o plano de segurança, formado por uma comissão de representantes de cada segmento da comunidade escolar e Polícia Militar, onde são registradas todas as evoluções e definidas as regras a serem seguidas , melhorando assim segurança.