Correio dos Campos

Escola São Bento recebe oficina de reciclagem

9 de novembro de 2017 às 20:44

IMPRENSA/Tibagi – Pais, alunos e professores da Escola Municipal São Bento, área rural de Tibagi, acompanharam nesta quinta-feira (09) uma oficina de reciclagem com pneus, oferecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através de catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI). Os associados, Orlei Ramos da Silva e Marinêz Viana Machado, mostraram o passo a passo da reutilização de pneus velhos para a construção de um vaso em forma de xícara. O público presente acompanhou atento à cada dica. “Essa oficina foi feita ano passado com o artista José Reale Filho na ACAMARTI e dois associados aprenderam bem a técnica de reciclagem de pneus. Eles já produziram vários produtos e o objetivo é fazer uma oficina lá dentro do Recicla para que possam comercializar os produtos. Ano que vem queremos levar esse projeto a todas as escolas do município para atingir um número maior de pessoas. A oportunidade de hoje é um começo de uma grande parceria”, disse a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro.

Segundo a professora da escola, Lucélia Galisnki,que solicitou a vinda da oficina para a instituição, a intenção é por os ensinamentos em prática para ornamentar a escola e promover uma conscientização na comunidade. “Muitas pessoas aqui estão queimando pneus. Vimos esta necessidade. E também podemos arrumar a frente da escola, deixar mais bonita. As crianças se interessam bastante e temos que aproveitar essa fase tão produtiva da vida deles”, explicou.

#boraagir

A ideia de trazer a oficina partiu de Lucélia, que viu na iniciativa a chance de complementar o que já vem sendo feito dentro da escola. Um projeto desenvolvido pelas professoras dos quartos anos, Francieli Brandt Vieira e Gislaine Kratsh Pena, mudou o comportamento de toda a comunidade escolar da localidade. Intitulado de #boraagir, o projeto já movimentou alunos e professores, que foram em busca de ideias que pudessem contribuir para a preservação do meio ambiente. Uma delas foi a instalação de lixeiras em toda a extensão da Avenida Donato Marcondes Chavez, que passa em frente à escola. O projeto conseguiu doações de galões de água vencidos com empresas da cidade e instalaram os recipientes na via. “A proposta do projeto é voltado à educação ambiental. Os professores estão participando, é um projeto coletivo e cooperativo. O material que ia pro lixo pode ser reutilizado. Outra proposta é eles separarem o lixo em casa para enviar já separado para a coleta do lixo. E temos o trailer que também é um ponto de coleta para que os alunos possam trazer os materiais recicláveis para a escola. A ideia é continuar com o projeto ano que vem e ampliar as ações”, detalhou a professora Francieli.