Correio dos Campos

Conferência Municipal de Saúde de Tibagi acontece dia 27

25 de julho de 2017 às 20:57

O evento deve discutir os direcionamentos do serviço público de saúde para os próximos quatro anos. A abertura está prevista para as 9h com a palestra do diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto A. Franco. Logo após o almoço os grupos de trabalho deverão por em discussão os seis eixos relacionados à Saúde Pública. Após a leitura e aprovação do relatório final, haverá a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde. O encerramento está previsto para as 17h.

Segundo o secretário da pasta, Wilson Silva, a conferência é uma oportunidade de diálogo com a comunidade sobre os serviços públicos de saúde. “Esta conferência acontece a cada quatro anos e é um momento de interação entre a população, prestadores de serviço, profissionais, gestores, com o objetivo de dialogar sobre a saúde em nosso município. É o momento de trazer dúvidas, críticas, sugestões e novas idéias”, propõe.

O tema deste ano é “Rede de Atenção à Saúde” com seis eixos que deverão ser discutidos por profissionais da área e pessoas da comunidade que tiverem interesse. Wilson lembra que é importante a participação da população porque são decisões que vão embasar todos os projetos de saúde pública do município.

Quem participar da conferência poderá escolher o eixo que tem mais interesse: Rede de Atenção à Saúde, Rede Mãe Paranaense, Rede de Saúde Mental, Rede do Idoso, Rede de Saúde Bucal e Rede de Urgência e Emergência. “À tarde vamos formar os grupos para discutir os eixos. A partir de então serão levantadas as propostas das ações de saúde. Após isso serão votadas e submetidas à aprovação.

As ações que forem aprovadas irão compor o Plano Municipal de Saúde, que terá vigência de 2018 a 2021. Haverá ainda a composição do novo Conselho Municipal de Saúde, que fará a fiscalização e acompanhamento das decisões da secretaria para os próximos anos”, explicou o secretário.

Interessados podem fazer a inscrição no dia, durante o credenciamento, que começa às 8h. (Texto: Bianca Martins / Imagens: João Pedro Agostinho e Christian Camargo)