Correio dos Campos

Agricultura começa Programa de Conservação de Solo em Tibagi

10 de maio de 2017 às 17:01

A Prefeitura iniciou os trabalhos do Programa de Conservação de Solos no começo do mês em algumas áreas do município. O serviço, que envolve demarcação de curva de nível para contensão de erosão em propriedades com solo propício a deslocamento, atende principalmente agricultores de pequeno porte ou da agricultura familiar e deve passar pelo crivo da Secretaria Municipal de Agricultura, que avalia o terreno e a necessidade de aplicação do trabalho. “É uma atitude para prevenir a erosão, visando à conservação do solo e o aumento da produtividade.

Primeiro realizamos as vistorias, conhecimento da área que a gente tem e fazemos a demarcação naquele que tem necessidade. A Prefeitura presta esse serviço porque senão inviabilizaria para o pequeno produtor por ser relativamente caro”, explica o técnico agrícola da secretaria, Ademir Santos Almeida.
Almeida reforçou que precisa ser feito um estudo de acordo com o terreno e a declividade do solo. O trabalho foi realizado numa propriedade em Alto do Amparo com cerca de 10 hectares, que produz milho, feijão, pastagem, fumo e gado. “Analisamos e detectamos que o solo era muito arenoso e de fácil deslocamento. Foi possível fazer porque a área estava descoberta”, explicou.
O gerente da secretaria, Walmar Eidam, ressalta que não existe um cronograma pré-estabelecido para realização do serviço. Os trabalhos serão feitos de acordo com a demanda levantada pelos estudos da secretaria.