Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Museu Histórico Municipal apresenta pinturas e desenhos da Fazenda Velha

Museu Histórico Municipal apresenta pinturas e desenhos da Fazenda Velha
(Foto: Divulgação/PMTB)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O trabalho de organização do acervo e dos objetos que formam as coleções do Museu Histórico Municipal (MHM) está fundamentado no conhecimento das fontes históricas. Nesse sentido; fotos, desenhos, pinturas, gravuras entre outras técnicas, são testemunhas visuais relacionadas a fatos e personagens históricos os quais são considerados “imagens históricas”.

Entre a coleção do acervo do MHM duas obras que se caracterizam como fontes históricas visuais e possuem enquanto gênero artístico a paisagem, se destacam entre as técnicas; por retratarem a “Fazenda Velha”. Uma delas é a pintura a óleo intitulada “Fazenda Velha”; retratada pela munícipe Maria Sirlene Lipori Cardoso. Esta obra teve seu processo e registro de doação datada em 22 de setembro de 1994. A obra em questão provoca uma nostalgia para quem conheceu o lugar retratado; propiciando lembranças e memórias de épocas passadas, principalmente para quem trabalhou, visitou ou soube histórias sobre a “Fazenda Velha”. Na pintura, o olhar do observador se fixa na imponência da fachada do casarão, posicionado na lateral esquerda da tela, a qual toma quase que inteiramente a obra, que divide o espaço do lado direito em primeiro plano; com uma frondosa árvore. As pinceladas são observadas em alguns traços na pintura e os tons da paleta de cores utilizados dialogam com o gênero representado, de modo que a pintura possa ser passível de uma percepção o mais fiel possível da realidade.

Outra obra que pede destaque nesse mesmo gênero é a obra do artista plástico Ari Nogar. Uma pequena obra, possivelmente uma cópia do desenho original, da Fazenda Velha. Este que conforme a ficha catalográfica, está registrado como feito com a técnica bico de pena, que muito se assemelha com as hachuras, pontilhados e tracejados, que a técnica exige. Os detalhes minuciosos da obra revelam a poética do artista e percebe-se o domínio da técnica empregada por ele. A qual traz a obra uma sensibilidade nostálgica para o olhar do observador. Um trabalho poético, passível de realizar uma tênue analogia com o período do pontilhismo. Entre pontos e linhas a figura (desenho bico de pena) toma representatividade e ganha valor histórico para o MHM. Uma obra delicada, quase que uma renda de lembranças e memórias, que Ari Nogar doou ao Museu em 25 de novembro de 1994 através do termo de registro nº 0169.

A Fazenda Velha, é um local no município de Telêmaco Borba que abriga um casarão em estilo colonial que foi sede da antiga Fazenda Monte Alegre.

Compartilhe:

Leia também

Em duas sessões lotadas, o espetáculo de ballet Maravilhoso Mundo de Oz encanta a plateia
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia