Correio dos Campos

Saúde realiza Dia D de vacinação no sábado, 13 de abril

11 de abril de 2024 às 15:02
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – Acontece neste sábado (13), o Dia “D” de Vacinação Contra a Gripe. O dia em que todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas das 8 às 17 horas, para aplicação da vacina contra gripe, e demais vacinas do calendário básico de vacinação.

A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças (de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas.
Até agora, segundo dados do Localiza SUS, apenas 18,72% do público prioritário tomou a vacina contra a gripe.

Os grupos prioritários são compostos, também, por trabalhadores de saúde, professores dos ensinos básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente.

Fazem parte dos grupos prioritários, ainda, os caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A vacinação iniciou dia 25 de março e termina em 31 de maio.

CUIDADOS

Além da vacina, outros cuidados preventivos podem ser tomados para evitar a contaminação da gripe. Entre as orientações estão: uso de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

VÍRUS

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação dos vírus é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.

Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito. Ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça.

POLO DA DENGUE FECHADO

A SMS informa que no sábado, o Polo de Atendimento à Dengue não estará aberto para atendimento, em virtude de que todas as equipes das UBS estarão dedicadas ao Dia D de vacinação contra a gripe. O atendimento normal retorna no domingo (14).