Com muita emoção, Centro Comunitário do Jardim Bandeirantes é entregue à comunidade
COM ASSESSORIAS – Em clima de muita emoção, foi entregue à comunidade, na quarta-feira (24), a revitalização do Centro Comunitário do Jardim Bandeirantes, que fez uma justa homenagem ao ex-morador do bairro, o saudoso David Frederico dos Santos, mais conhecido como Sargento Frederico.
O Centro Comunitário teve um investimento de R$ 150 mil, e a obra foi feita em boa parte com mão de obra própria da Prefeitura. O local tem cerca de 300 m2 e conta com um salão de festa, cozinha, escritório, churrasqueira e banheiros masculino e feminino.
O filho do homenageado, Gustavo Ivoney Santos, representou a família no discurso. Ele não escondeu sua emoção e agradeceu ao prefeito, Dr. Marcio, e a vice, Rita, pela homenagem. “É uma sensação inexplicável para nossa família, o reconhecimento da sua família. Eles sempre foi presente no bairro, seja na Associação de Moradores, na Igreja. Tenho certeza que ele está muito feliz vendo isso”, afirmou, acrescentando que ele espera que a população faça bom uso do Centro Comunitário, pois ele ficou com uma ótima estrutura.
O prefeito, Dr. Marcio Matos, destacou a grande carreira e trabalho do Sargento Frederico. “Foi um grande homem, pai de família, um excelente bombeiro, que salvou muitas vidas, e um homem que amava o Jardim Bandeirantes, que fez muito pelo bairro. Quando sugeriram o seu nome, eu prontamente aceitei, pois é muito justa a homenagem”, declarou.
A vice-prefeita, Rita Araújo, destacou que antes o Centro Comunitário estava precário e hoje está revitalizado, apto para atividades da comunidade. Ela também lembrou que trabalhou com Sargento Frederico e sua esposa, durante o mandato do ex-prefeito, Dr. Eros Danilo Araújo. “Hoje reverenciamos a história do Sargento Frederico, colocando o seu nome nesse Centro Comunitário. Foi lindo ver o amor que a família guarda por ele e nada mais justo que homenageá-lo”. Rita também destacou as importantes obras que a gestão realizou no bairro, entre eles o belo Complexo de Lazer que foi construído.
O vereador Jefferson Abreu também destacou as importantes obras que estão sendo realizadas em todo município e destacou que o Jardim Bandeirantes foi um dos bairros mais atendidos pela gestão. Ele também fez menção ao homenageado. “Eu sempre recebia o Sargento Frederico na rádio, e além das ocorrências, ele sempre dava dicas de prevenção, o que demonstra o seu cuidado e carinho com a população”, comentou.
A presidente da Associação de Moradores do Jardim Bandeirantes, Eliane Aparecida Cartes Cunha, foi uma das pessoas que sugeriu o nome de David Frederico para receber a homenagem. Ela também demonstrou sua emoção ao discursar. “Ele era meu compadre e um ser humano único. Nós sonhávamos juntos o que está acontecendo hoje com o Centro Comunitário. Eu agradeço a todos, especialmente o Dr. Marcio e a Rita, que ajudaram para que a homenagem acontecesse. Também agradeço por tudo que tem acontecido no bairro. Vamos cuidar muito e movimentar essa estrutura que hoje recebemos”, discursou.
Antes da inauguração o servidor público e pregador, Maurício Diógenes de Castro, e o assessor parlamentar, Reginaldo Naio, fizeram uma benção e oração para inaugurar a revitalização do Centro Comunitário.
HOMENAGEADO
A justa homenagem ao senhor David Frederico dos Santos foram sugestões da presidente da Associação de Moradores, Eliane Cunha, e do diácono Pompílio Ferreira Filho, que foram prontamente aceitas pelo prefeito, Dr. Marcio, e a vice-prefeita, Rita Araújo.
David Frederico Santos, mais conhecido como Sargento Frederico, nasceu no dia 29 de dezembro de 1958, na cidade de Palmeira, filho de Clotário Santos e Vitalina Ferreira Santos.
Em 1968 se mudaram para a cidade de Irati para ter mais condições de estudos já que David era o mais novo dos quatro irmãos.
Em 1979 fez o concurso da polícia militar, onde foi aprovado, iniciando seus estudos em fevereiro de 1980 na academia policial Militar de Guatupê, se formando 3º sargento militar bombeiro em 28 de novembro de 1980. No mesmo ano também se casou com Ivone de Fátima Santos, e tiveram 3 filhos: David Frederico Santos Jr, Gustavo Ivoney Santos e Thaís Cibele Santos.
Em abril de 1984 fixou residência na cidade de Telêmaco Borba, onde tinham inaugurado recentemente um destacamento do Corpo de Bombeiros, vindo a morar com a família no bairro Jardim Bandeirantes.
Nesse meio tempo, os filhos cresceram, estudaram e constituíram suas famílias. Fred Júnior casou-se com Francine Hauser Santos e têm duas filhas: Carolina Hauser Santos e Camila Hauser Santos; Gustavo casou-se com Thaís Fernanda Cherato Santos e têm três filhos: Leonardo Ferreira Santos, Eduardo Ferreira Santos e Guilherme Ferreira Santos.
Thaís se casou com Emerson Ferraz, têm um filho que, em homenagem ao avô têm o seu nome: David Frederico Ferraz.
Sargento Frederico era um homem batalhador, qual sempre se incomodava com os problemas do bairro. Foi eleito pela 1ª vez vice-presidente, juntamente com senhor Alberto, popular Sapinho, no período de 2005 a 2009.
Nos anos de 2010 à 2014 foi eleito pela 2ª vez como vice, agora então do Sr Edinho. Em 2012 devido à candidatura para vereador de Edinho, ele assumiu a presidência do bairro, sendo assim, trabalhando em duas gestões. Nesta oportunidade Edinho não foi eleito, e assim, reassumiu a presidência no ano seguinte.
O tempo passou e devido a sua boa disciplina no quartel, recebeu várias condecorações militares vindo a ser graduado conforme hierarquia militar a 1° subtenente Frederico, sendo designado a trabalhar em Castro para comandar o quartel do corpo de bombeiros daquela cidade, onde permaneceu por cerca de 1 ano.
Aos 48 anos de idade pediu a baixa na Polícia Militar do Corpo de Bombeiros, pois já estava com a saúde um tanto debilitada.
Trabalhou na prefeitura municipal na gestão do então prefeito DR Eros.
Com mais tempo em casa, ele se dedicou à família e, principalmente à comunidade onde se tornou coordenador da igreja católica do bairro, a comunidade Sagrado Coração de Jesus, vindo então a se preocupar com a mesma, pois estava com sua construção condenada. Assim, seguindo todos os protocolos e diretrizes, pôs a antiga construção abaixo, dando então início a nova construção qual temos hoje.
Se dedicou fisicamente e espiritualmente à igreja como ministro da eucaristia, catequese de adultos e outras obras litúrgicas onde foi eleito duas vezes coordenador desta comunidade.
Fez também a escola de Teologia para leigos da igreja católica.
Preocupava-se não somente com o bairro, mas também com os problemas sociais e morais da cidade, assim vindo a trabalhar também como voluntário na Guarda Mirim e ainda como professor voluntário no Projeto Pescar, da indústria Braslumber.
Em abril de 2014 foi constatado que estaria seriamente doente, diagnosticado com um câncer no intestino e no fígado. Infelizmente o sargento Frederico nos deixou no dia 10 de julho de 2014. Seu corpo, inclusive, foi velado no Centro Comunitário, onde tanto lutou. Ficou para nós o carinho de suas lembranças, seus exemplos e seu legado de vida.