Correio dos Campos

Projeto de atletismo patrocinado pela Klabin atinge melhor resultado da história em 2023

7 de dezembro de 2023 às 10:46
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A equipe de atletismo do Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada, na região rural de José Lacerda, distrito de Reserva (PR), está terminando o ano em alta. Com patrocínio da Klabin há dois anos, os atletas que integram o projeto Superação conquistaram 123 medalhas nos Jogos Escolares ao longo de 2023. Foram 22 medalhas a mais que o ano anterior, o que revela os avanços da iniciativa, voltada para a formação e inclusão social de crianças e jovens da região. Os resultados são ainda mais surpreendentes no comparativo com o ano de 2021, quando o projeto ainda não contava com patrocínio, e seus atletas conquistaram 60 medalhas.

O Superação, que no ano passado contava com 43 participantes, também cresceu e hoje tem 55 beneficiados – desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Ao longo do ano, foi possível perceber avanços ainda mais significativos e que vão além dos pódios, como o desempenho dos participantes em sala de aula, e, também, suas evoluções em temas comportamentais, em disciplina e técnica. “Conhecemos o grande potencial de transformação social do esporte para as comunidades, sobretudo entre crianças e adolescentes, e poder apoiar o projeto Superação, que tem alcançado resultados – sobretudo educacionais – tão significativos, é motivo de muita comemoração”, diz Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Além de melhorias em materiais de treinamento – como, por exemplo, novos pares de tênis para os 27 atletas classificados nos Jogos Escolares –, os recursos destinados pela Klabin preveem o pagamento de uma bolsa auxílio para os 10 competidores com os melhores resultados.

Nicolas Martins dos Santos, do terceiro ano do ensino médio, treina desde o 6º ano do ensino fundamental e viaja 20 quilômetros, todos os dias, em estrada de terra, para poder estudar e treinar com a equipe do Superação. Comprometido com o esporte, ele tem impressionado a todos com seus resultados. Neste ano, foi o campeão paranaense na categoria sub-18 de salto em altura, em Cascavel, e conquistou a primeira colocação na mesma modalidade, nos Jogos Escolares, em Maringá. Segundo o atleta, o projeto ganhou força há dois anos e tem sido uma referência para os jovens da região. “Treinar com mais recursos significa ter igualdade de possibilidades em um campeonato. O patrocínio da Klabin tem sido de extrema importância para nós atletas. Tem nos ajudado nos treinos e possibilitado nossa superação a cada ano”, conta Nicolas.

A iniciativa da Companhia reforça seu compromisso em atuar de forma responsável com o desenvolvimento social das comunidades onde está inserida, previsto no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Klabin, os KODS.

“Mais do que o aumento no número de medalhas conquistadas, estamos comemorando a ampliação de perspectivas para os jovens da região, que estão literalmente descobrindo novos horizontes – viajando por todo o estado, e alguns pelo Brasil – por meio do esporte”, afirma o professor de Educação Física e treinador de Atletismo do Projeto Superação, Mauro Santos.