Correio dos Campos

Parceria com Fateb garante capacitações

18 de julho de 2022 às 19:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde) firmou parceria com a UniFateb para capacitações junto à população e colaboradores da subsede localizada no município de Telêmaco Borba. Até agora foram duas as palestras realizadas. A primeira sobre desobstrução de vias aéreas de recém-nascidos, e a segunda sobre a amamentação. “Temos como objetivo a constante qualificação de nossa equipe. Com essa parceria, estamos também orientando as gestantes sobre assuntos de extrema importância”, avalia a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Conforme a técnica de enfermagem, Tiane Correia dos Santos, a questão ‘educativa’ junto às gestantes é de grande valia, já que elas aprendem a lidar com situações que antes nunca haviam se deparado. “Estamos levando educação em saúde para este público”, esclarece.

Durante a primeira palestra, com alunos de enfermagem da Fateb, equipes e gestantes aprenderam sobre uma das técnicas de desobstrução das vias aéreas dos recém-nascidos (Ovace em RN). “Foi ensinada a manobra Heimlich, realizada como primeiro socorro em caso de engasgo, por algum corpo estranho”, explica a profissional da Enfermagem.

Durante o segundo encontro, a importância da amamentação é que foi destacado. “A amamentação deve ser um momento prazeroso entre mãe e bebês. Por isso, ressaltamos a pega correta, para evitar que as mães fiquem com o peito machucado”, esclareceu Tiane.

Além das falas dos profissionais, as gestantes aproveitam o momento de capacitação para tirar todas as suas dúvidas. “Fazemos um bate papo, para que todas fiquem a vontade para perguntas”, conta a técnica de enfermagem. “Para as nossas equipes de saúde, destacamos sempre o cuidado humanizado, que é a palavra chave dos atendimentos do Consórcio”, acrescenta.

A parceria faz parte do Projeto de Extensão da UniFateb, chamado “Integrador”. “As gestantes já estão solicitando novos temas para serem abordados. Estamos garantindo mais segurança a elas, caso ocorra algum tipo de emergência. Assim podem garantir um primeiro socorro”, comenta Tiane.

Para a diretora do CimSaúde ações educativas para as gestantes durante o pré natal são importantíssimas. “Nosso objetivo é para a preparação da mulher, no que se refere aos cuidados durante e após a gestação, pensando no binômio mãe-filho”, comenta. “Além do nosso cuidado assistencial na área da saúde, prezamos também pela função educacional”, finaliza.