Correio dos Campos

Saúde realiza atualização em Sala de Vacina e capacitação da Vacina BCG

13 de julho de 2022 às 10:20
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na sexta-feira (08), no auditório da FATEB, uma atualização em Sala de Vacina e capacitação sobre a Vacina BCG. Participaram do treinamento enfermeiros e técnicos das Unidades Básicas de Saúde.

A capacitação foi realizada e organizada em parceria pelas coordenações da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, com apoio da FATEB que cedeu o espaço. “O treinamento teve como objetivo revisar e atualizar conceitos e boas práticas de vacinação e capacitar mais profissionais para a aplicação da vacina BCG”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Entre os assuntos abordados na capacitação estavam: conceitos básicos de vacinação; conservação, transporte e dispensação; preparo e administração segura; gerenciamento de resíduos; registros relacionados à vacinação; eventos adversos pós vacinação; checklist da supervisão em sala de vacina; tuberculose, vacina BCG, atualizações da vacina BCG; orientações dos procedimentos práticos da vacinação BCG e a prática.

“A capacitação contou também com a colaboração de servidores da SMS, que multiplicaram os conhecimentos adquiridos em formação realizada, além de dividirem os conhecimentos práticos”, finalizou Marlise.