Correio dos Campos

Educação Ambiental – Moradores de Telêmaco Borba são orientados sobre interligação de esgoto

22 de outubro de 2021 às 15:56
(Foto: Pixabay)

COM ASSESSORIAS – Moradores do bairro Área 3, em Telêmaco Borba, estão recebendo orientação nesta semana sobre como fazer a interligação correta do imóvel à rede coletora de esgoto. Ao todo, 272 famílias serão beneficiadas pelo serviço.

Cada um dos imóveis atendidos receberá a visita de agentes socioambientais a serviço da Sanepar, que explicam como fazer a interligação do imóvel e esclarecem dúvidas sobre a utilização do sistema. “A partir da rede liberada e os moradores orientados, a Sanepar dá um prazo de 30 dias para que seja feita a interligação do imóvel à rede coletora, assim como os ajustes nas instalações hidrossanitárias internas do imóvel”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.

Um mês depois, as equipes da Sanepar farão nova vistoria na Área 3 a fim de verificar se a interligação foi executada de maneira correta e orientar se houver necessidade de novas adequações. Os agentes que fazem as orientações e vistorias são treinados pela Sanepar e podem ser identificados pelo crachá, uso de colete azul e veículos com a inscrição “A serviço da Sanepar”.

Para ampliar o atendimento pelo sistema de esgoto aos moradores da Área 3, a Sanepar investiu cerca de R$ 3 milhões. As obras incluíram a construção de uma nova estação elevatória de esgoto, 5,8 mil metros de redes e 272 ligações prediais, entre outros.

CUIDADOS NA LIGAÇÃO – O esgoto tem como destino final uma estação de tratamento. Para cumprir a finalidade para o qual foi construído, o sistema de coleta e de tratamento depende de que cada cliente faça a sua parte dentro das normas técnicas. Na rede da Sanepar, só deve ser lançado o esgoto doméstico.

A água de calhas e ralos externos deve ser lançada na galeria pluvial. O esgoto que sai da pia de cozinha e da churrasqueira deve passar pela caixa de gordura antes de chegar à rede da Sanepar.

Os resíduos armazenados nesta caixa devem ser retirados, periodicamente, para evitar que entupam a rede e provoquem o retorno do esgoto para dentro da residência ou em vias públicas. Todas estas orientações estão sendo repassadas pela Sanepar aos moradores da Área 3 nas visitas domiciliares. Em caso de dúvida, os clientes podem consultar o Guia do Cliente, disponível no site www.sanepar.com.br ou, ainda, ligar para o 0800 200 0115.

Fonte – Imprensa Sanepar