Correio dos Campos

Museu Histórico apresenta algumas das suas fontes históricas

15 de outubro de 2021 às 17:39
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – O Museu Histórico Municipal (MHM) de Telêmaco Borba, vem participando no decorrer do ano de 2021 de eventos regionais e nacionais com intuito de promover a visibilidade da instituição. Neste cenário de aprendizado e busca constante por apresentar um Museu acessível a todos; foi lançado o “Projeto Museu Itinerante”. O qual tem por objetivo; viabilizar a democratização e acesso aos bens culturais móveis do MHM. O Projeto pretende estender a mostra do acervo para além dos territórios dos espaços públicos municipais.

Com intuito de fomentar a cultura e dar visibilidade ao Museu Histórico Municipal, instituição essa guardiã da memória coletiva, da salvaguarda das múltiplas culturas e preservação da identidade telemaco-borbense.

Tem-se desenvolvido concomitante com o projeto Museu Itinerante, pequenas ações educacionais e informativas. Além do estudo para melhor gerir a reestruturação e o planejamento da estrutura física do Museu Histórico e do acervo em salvaguarda. Para que o mesmo possa ser acondicionado em novos expositores e de forma que não sofra as avalias ocasionadas pelo tempo. Sendo assim, desenvolver ações educacionais para informar assuntos pertinentes ao Museu Histórico Municipal é o propósito da equipe, que traz hoje informações relevantes sobre “fontes históricas” as quais são primordiais para traçar projetos e objetivos para o MHM.

Portanto, aprender a partir de leituras e informações relevantes é uma dessas pequenas ações que o Museu irá proporcionar para os leitores e visitantes do Museu Histórico Municipal.

E o assunto desse mês, está relacionado com o tema sobre fontes históricas e sua importância nos museus.

Fontes históricas são resultados das produções humanas e possibilitam compreender o mundo e a vida dos homens em diferentes contextos e períodos históricos.

Alguns exemplos de fonte históricas primárias:

 

  • Fontes materiais: utensílios, mobiliário, roupas, ornamentos, armas, instrumentos de trabalho, construções (templos, casas, sepulturas) esculturas, moedas.
  • Fontes escritas: registros paroquiais e civis, documentos jurídicos, sentenças, testamentos, inventários, registros escritos de pronunciamentos e discursos, cartas, livros de contabilidade, livros em geral, textos de imprensa, diários, crônicas, poemas, lendas anotadas, censos, estatísticas, mapas e gráficos, por exemplo.
  • Fontes Visuais: pinturas, caricaturas, fotografias, gravuras, filmes, vídeos, documentos, danças.
  • Fontes orais: depoimentos, entrevistas, lendas, contadas ou registradas em gravações, relatos de viva-voz, programas de rádio, canções.

A concepção de fonte histórica muda no século XX onde todas as produções humanas passaram a ser consideradas fontes para o conhecimento humano, e uma fonte histórica pode transforma-se em um documento histórico.

Colaboradoras: Adriana Cristina de Andrade e Cinthia Benck de Lima