Correio dos Campos

Aplicação da segunda dose ultrapassa 40% do público vacinável

2 de setembro de 2021 às 10:27

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atingiu mais uma importante marca no combate à Covid-19: mais de 40% do público vacinável está totalmente imunizado, pois já tomou as duas doses ou a dose única, no caso de vacinas da Janssen.

De acordo com os dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde até 12h13 do dia 31 de agosto, 23.015 pessoas tinham tomados as duas doses ou dose única, o que equivale a 40,2% das 57.494 pessoas que estão previstas para serem vacinadas. Já a primeira dose foi aplicada em 47.219 pessoas, ou seja, 82,4% do público previsto.

EVOLUÇÃO

A SMS teve uma grande evolução de vacinação mensais, seja em primeira, segunda ou dose única, culminando no recorde de aplicações em agosto, com 19.825 doses aplicadas. Em janeiro fora aplicadas 950 doses; 1.241 em fevereiro; 4.934 em março; em abril foram aplicadas 9.313 doses. Em maio teve uma queda, com 5.242 imunizações. Em junho teve um substancial aumento: 12.186 doses e em julho aumentou para 16.543 imunizações.

DIA D

A SMS informa que quem já venceu o prazo e ainda não tomou a segunda dose ou tenha previsão para breve, deve tomá-la na sexta-feira (03), onde está sendo preparado um Dia D para aplicação das segundas doses onde serão aplicadas doses da AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac, das 09 às 16 horas.

As pessoas que foram vacinadas com primeira dose da AstraZeneca até o dia 21 de junho e com segunda dose agendadas para até o dia 13 setembro deverão tomar a segunda dose da vacina na sexta-feira (03). Elas podem ser imunizadas tanto na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) quanto no Centro de Especialidades.

As pessoas que foram imunizadas com a vacina da Pfizer até o dia 14 de junho, e tem a segunda dose prevista para até o dia 06 de setembro, devem procurar a UBS do seu bairro para que tomem a segunda dose e fiquem completamente imunizadas.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac, para aqueles tem a segunda dose prevista até o dia 04 de setembro, devem procurar o CESPE, no dia 03 de setembro, das 9 às 16 horas. As pessoas que estiverem com a segunda dose da CoronaVac atrasada também podem receber a vacina no sábado no CESPE.

Na quinta-feira (02), no período das 9 horas às 11h30, a Sala Permanente de Vacinas do Centro de Especialidades estará aplicando segundas doses.

A SMS informa que informará as datas de segundas doses semanalmente, conforme recebimento de vacinas. Poderá haver agrupamento dos dias, ou seja, pequenas antecipações ou variações das datas programadas.