Correio dos Campos

Covid-19: Saúde imunizou mais de 60% do público vacinável em Telêmaco Borba

27 de julho de 2021 às 09:53

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde já vacinou em primeira dose 34.821 pessoas, o que equivale a 60,7% do público vacinável. Já em segunda dose ou dose única, em conclusão do esquema vacinal, foram imunizadas 13.967 pessoas, ou seja, 24,3% do público vacinável. A meta do Ministério da Saúde para o município é de vacinar 57.304 da população com 18 aos e mais.

Na avaliação da chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, os índices de Telêmaco Borba são animadores e as equipes de saúde estão trabalhando empenhadas para acelerar a aplicação das doses. “Assim que as vacinas chegam para o município, já iniciamos o chamamento do público alvo e organizamos a vacinação”, ressaltou.

A vacina, de acordo com a chefe da Divisão, contribuiu para a redução do quadro epidemiológico, bem como as medidas restritivas decretadas no município. Ela reforça, que embora os índices de contaminação pelo vírus estejam menores, os cuidados ainda devem ser mantidos, principalmente o uso de máscara, o distanciamento social e a lavagem das mãos.

Outro ponto que a população deve ficar atenta é para a data da segunda dose da vacina e atender ao chamamento dos públicos alvo por idade. Atualmente a SMS está vacinando pessoas com 36 anos ou mais, continua atendendo os caminhoneiros com 18 anos ou mais, está realizando as segundas doses e a repescagem dos grupos prioritários contemplados anteriormente como as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, deficiência permanente e outros.

DADOS

A vacinação continua a “todo vapor”. Ao todo, neste ano foram aplicadas vacinas em 160 dias, numa média de 305 vacinas aplicadas por dia. Sendo que no dia 10 de julho foi o recorde, com 1.711 vacinas aplicadas.

Julho foi o mês que mais foram aplicadas vacinas. Nos 26 dias do atual mês, foram aplicadas 15.022 doses. A média é de 626 vacinas aplicadas diariamente, somente neste mês.