Correio dos Campos

20 presos e dois agentes da Cadeia Pública de Telêmaco Borba testam positivo para Covid-19

22 de agosto de 2020 às 09:23
(Foto: Getty Images/BBC)

Vinte presos e dois servidores da Cadeia Pública de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná, segundo o Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná. Os presos foram testados após um agente da carceragem ser diagnosticado com a doença.

Inicialmente, foram testados apenas os presos que apresentavam sintomas. De 17 testes realizados, 12 tiveram o diagnóstico positivo. Depois, todos os detentos e servidores foram testados.

O local tem 273 presos, apesar da capacidade projetada para 84 pessoas. Segundo o Depen, todas as pessoas que tiveram diagnóstico positivo apresentaram sintomas leves, sem necessidade de remoção para hospital.

Por causa dos resultados, a cadeia de Telêmaco Borba passará por uma quarentena, sem receber novos presos, até que seja liberada pelas autoridades de saúde.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado na sexta-feira (21), o município de Telêmaco Borba tem 1386 casos confirmados da doença e 22 mortes por Covid-19.

Coronavírus nos presídios
Segundo o Depen, até quinta-feira (20), 631 presos custodiados no Paraná tinham testado positivo para Covid-19.

As cadeias com maior número de casos são de Toledo, no oeste do estado, com 142 presos com Covid, Marechal Cândido Rondon, com 103 casos confirmados, e na Penitenciária Estadual de Piraquara I, com 102 diagnósticos positivos.

Fonte: G1 Paraná