Correio dos Campos

Telêmaco Borba confirma o segundo caso de coronavírus

31 de março de 2020 às 13:22
Foto: Agência Brasil

IMPRENSA/TELÊMACO BORBA – A Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 21ª Regional de Saúde realizou na tarde de segunda-feira (30) uma entrevista coletiva para imprensa. No encontro, foi anunciado o segundo caso confirmado de Coronavírus (COVID-19) no município.

Quem anunciou o caso foi o secretário Municipal de Saúde, Ede Pukanski, que avisou que havia sido notificado no final da tarde e ainda não tinha mais detalhes sobre o caso. Porém Ede informou que o paciente segue com o quadro de saúde estável e está sendo tratado em isolamento domiciliar.

Em seu discurso, o prefeito afirmou que tem visto a questão do Coronavírus na cidade com muita seriedade. “Nós não estamos brincando de fazer política, estamos sendo coerentes com as recomendações que temos do mundo inteiro. Muitas cidades no mundo não tomaram essa posição e pagaram muito caro por isso. Nós sabemos das nossas responsabilidades”, afirmou Dr. Márcio, acrescentando que está conversando com Prefeituras da região para fazerem uma força conjunta para que sejam usados os respiradores que estão no Hospital Regional.

Ede Pukanski afirmou que a Prefeitura tem trabalhado para trazer mais material para os hospitais da cidade, e fazer adequações no Instituto Dr. Feitosa, prevendo mais atendimentos referentes ao Corona. Sobre a abertura do comércio, o secretário foi enfático em dizer que ainda não tem dados epidemiológicos que permitam a abertura, e que está estudando adequações nos decretos.

A enfermeira Kátia explicou o procedimento para detectar se a pessoa é suspeita e enviar os exames para confirmação do Coronavírus. Ela explicou que alguns casos de suspeita as pessoas vieram do exterior, noutras foram pessoas de São Paulo e alguns daqui. “O que sabemos é que o vírus está circulando, por isso pedimos consciência das pessoas. Que se cuidem, fiquem em casa, que não burlem as regras. Por exemplo, tem casal que entre um por vez no mercado e se encontram dentro do estabelecimento. Não façam isso. A doença é séria, não podemos abaixar a guarda”, comentou, apontando que os exames também detectaram outros tipos de vírus como o H1N1, além de outras gripes na cidade.