Correio dos Campos

Klabin e Valmet renovam parceria

Contrato para manutenção de máquinas de secagem acaba de ser renovado pelas empresas, líderes no setor de papel e celulose
17 de junho de 2019 às 17:50
A manutenção nas máquinas de secagem de celulose, promovida pela Valmet, gera disponibilidade de até 99,2%. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, acaba de renovar contrato com a Unidade Puma da Klabin para terceirização de manutenção. A duração do novo acordo é de mais três anos e está inclusa a manutenção das máquinas de secagem de celulose e atendimento por meio do Valmet Performance Center.

Em 2015, a Valmet entregou uma máquina de secagem para o Projeto Puma da Klabin, em Ortigueira (PR) e, em seguida, foi contratada para fazer a terceirização de manutenção – profissionais da Valmet permanecem alocados na empresa parceira para trabalho exclusivo com o equipamento. “No primeiro contrato com a Klabin, a Valmet atendeu as expectativas do cliente, com foco em disponibilidade da máquina e isso se transformou em produtividade”, conta o gerente de Contratos de Manutenção da Valmet, Carlos Alberto Fernandes.

Disponibilizar a máquina por 98% do tempo sem interrupções foi a meta acordada entre as duas empresas e, no ano de 2018, o índice chegou a 99,2%. De acordo com o diretor de serviços da Valmet na América do Sul, Felipe Floriani, “diante dos resultados obtidos em conjunto com a Klabin, e visando melhoria contínua por meio das ferramentas que a Valmet pode oferecer, como Valmet Performance Center e benchmark global, comemoramos a renovação por mais três anos”, revela.

O acordo projeta a meta ambiciosa de entregar a disponibilidade das máquinas de secagem acima de 98%. Para atingir este resultado, a Valmet trabalhará com parada programada e gestão de planejamento de manutenção – fundamental para otimizar resultados. Outro sistema previsto no escopo, que também promete aumentar a produtividade, é o Valmet Performance Center – plataforma de atendimento remoto que realiza análise de dados, diagnóstico de equipamentos e processos para melhorar a performance dos clientes.