Correio dos Campos

Valmet assina contrato com Klabin para fornecimento de alta tecnologia de produção de celulose e papel embalagem

21 de maio de 2019 às 16:17
Projeto Puma II da Klabin recebe a primeira linha para produção de kraftliner do mundo a partir de 100% de celulose de eucalipto. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Valmet assinou contrato para o fornecimento de um grande projeto de tecnologia de produção de papel embalagem e celulose com a Klabin S.A. no Brasil. A venda consiste em uma máquina kraftliner PM27, uma nova linha de fibras, um sistema de cozimento Compact Cooking G3™ e a reforma da linha de secagem de celulose. Além disso, as duas empresas assinaram uma Carta de Intenção (LOI) para a entrega de uma segunda máquina de papel kraftliner PM28, um segundo sistema de cozimento e de linha de fibras, nos quais se espera que os acordos finais sejam assinados e o fornecimento se inicie em maio de 2021.

A venda da PM27, da nova linha de fibras, do novo sistema de cozimento G3™ e a reforma da linha de secagem estão incluídos nas ordens recebidas no segundo trimestre de 2019 pela Valmet. O valor do investimento está entre 260 e 290 milhões de euros.

O acordo de entrega da linha de produção de kraftliner é a primeira grande venda na área de tecnologia de papel embalagem da Valmet no Brasil, e significa um avanço importante para o mercado da indústria brasileira de papel para a multinacional finlandesa. “Essa solução será a primeira linha para produção de kraftliner do mundo a partir de 100% de celulose de eucalipto. Fizemos vários desenvolvimentos conceituais e de engenharia ao longo dos anos junto à Valmet para poder entregar ao mercado uma solução inovadora e de alta performance”, destaca o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Celulose da Klabin, Francisco Razzolini.

“Este primeiro grande projeto de tecnologia de papel embalagem reforça a posição da Valmet no mercado brasileiro, no qual, até agora, somos reconhecidos como um grande parceiro para os produtores de celulose”, reforça o presidente da divisão de Papel da Valmet, Jari Vähäpesola.

A entrega da tecnologia de celulose, por sua vez, representa a primeira referência para o novo sistema de cozimento contínuo da Valmet, o CompactCooking G3™, lançado em 2018. Além disso, a reforma das linhas de secagem de celulose aumentará a atual capacidade das máquinas entregues pela Valmet em 2016.

“A Klabin queria uma solução com alta qualidade de celulose para atender aos requisitos desafiadores do produto final de alta disponibilidade e decidiu confiar na Valmet para isso. Este é um projeto significativo para o nosso negócio de celulose na América do Sul e comprova a competitividade de nossas inovações em tecnologia de cozimento e linha de fibras”, ressalta o presidente da divisão de Celulose e Energia da Valmet, Bertel Karlstedt.

O impacto na geração de empregos para a entrega da máquina krafliner PM27 é de mais de 200 homens-ano, principalmente na Europa, Brasil e na China, e das entregas da tecnologia de celulose é de quase 500 homens-ano, principalmente no Brasil, Suécia e Finlândia.

Importância estratégica

Os contratos com a Klabin nestes fornecimentos de alta tecnologia de produção de celulose e papel embalagem consolidam a expansão da Valmet no segmento de Papel na América do Sul, além de representar a primeira referência para o recém-lançado sistema de cozimento contínuo G3™, contando ainda com soluções de Internet Industrial que materializam alguns dos principais focos estratégicos da empresa para a área.

Detalhes técnicos da entrega

A Valmet fornecerá uma linha completa de produção de papel kraftliner com um escopo de fornecimento de suprimentos estendido, incluindo um pacote completo de engenharia de implantação. O fornecimento consiste em um sistema de equipamentos de preparação de massa e sistema de circuito de aproximação, bem como uma máquina completa de kraftliner (PM 27) da caixa de entrada até a rebobinadeira, seguida de um sistema automático de rolos jumbos até a rebobinadeira e de um sistemas de transporte de bobinas. O fornecimento também inclui sistemas de ventilação e exaustão de ar da máquina e do prédio, assim como um sistema químico para a parte úmida e preparação de amido para aplicação de cola na superfície do papel.

O fornecimento na área de automação inclui o Sistema de Automação Valmet DNA para o controle de processo e da máquina, e a solução para controle da Qualidade Valmet IQ. Um amplo pacote do Valmet Industrial Internet, com sistema de controle da produção, o Manufacturing Execution System (MES), está incluído no fornecimento, assim como o pacote de vestimentas Valmet Paper Machine Clothing para start-up em todas as posições de vestimentas da máquina.

A máquina de papel embalagem de 9,000 mm de largura produzirá kraftliner e papel com cobertura branca de alta qualidade, com uma faixa de gramatura de projeto de 80-200 g /m². A velocidade da máquina será de 1.200 m/min e a capacidade diária de 1.555 toneladas. A entrega da linha de fibras e cozimento inclui uma planta completa com capacidade de 2.000 ADt por dia. As características da planta de cozimento possuem a tecnologia de cozimento contínuo de última geração da Valmet, o CompactCooking G3™, e inclui a tecnologia ImpBin para vaporização e impregnação dos cavacos de madeira. Este sistema de dois vasos proporciona excelente qualidade de polpa com baixo teor de rejeitos.

A linha de fibras e cozimento é comprovadamente de fácil manutenção e oferece alto rendimento, baixo consumo de energia e alta disponibilidade. Os novos recursos de cozimento melhoram a flexibilidade e proporcionam excelente branqueabilidade, especialmente para a produção de madeira de fibra curta (Hard wood) com base em eucalipto.

A modernização das linhas de secagem de celulose inclui uma nova linha de enfardamento, dispositivos automáticos de passagem de ponta, equipamentos de processo para aumento de produção e individualização das linhas de embalagem de bobinas de celulose fluff. Essas modernizações permitirão o aumento desejado de capacidade, tanto de celulose de mercado e quanto de celulose fluff, além de melhorar a segurança pessoal e operacional.