Correio dos Campos

Programas socioeducativos da Klabin formam mais de 500 alunos por ano em Telêmaco Borba e Ortigueira

Dois projetos realizados com alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino encerraram as atividades de 2018
17 de dezembro de 2018 às 14:40
Programa Decolar orienta alunos sobre o comportamento adequado que a comunidade deve ter nas proximidades do aeroporto de Telêmaco Borba.

COM ASSESSORIAS – Nos últimos meses, a Klabin, formou 593 alunos da rede pública de ensino por meio dos Programas Decolar e Nossa Língua Digital, em Telêmaco Borba e Ortigueira. Os projetos estimulam a segurança, o desenvolvimento do conhecimento e senso crítico das crianças e adolescentes.

As duas cidades celebraram a conclusão de mais uma turma do Programa Nossa Língua Digital, ação socioeducativa da Klabin em parceria com o Instituto Jaborandi, direcionada para jovens de 13 a 18 anos, em Telêmaco Borba, e para alunos das turmas de 5º ano das redes municipais de ensino de Ortigueira. Ao todo, 220 alunos foram certificados. O Programa tem o objetivo de aprimorar as habilidades de comunicação oral e escrita, tendo o apoio da tecnologia e trabalhando temas abordados pelos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segurança

O Programa Decolar, iniciativa que difunde a cultura de segurança nos bairros próximos ao Aeroporto Monte Alegre, em Telêmaco Borba, contemplou 373 formandos das turmas de 5º ano de cinco escolas municipais. Os alunos do Programa Decolar iniciam o projeto no 2º ano do Ensino Fundamental, e, ao longo do período, são orientados por colaboradores da Klabin e da Polícia Militar, com apoio do CINDACTA II e Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, sobre o comportamento adequado que a comunidade deve ter nas proximidades do aeroporto.

Os “pilotos”, alunos que participaram do projeto, tiveram a experiência de atuar como agentes fiscalizadores de segurança, realizando abordagens com a comunidade.