Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

UniSecal promove campanha sobre a conscientização do Autismo

Além de informar as pessoas sobre o transtorno, ideia é que todos vistam uma camisa azul em comemoração ao Dia Mundial do Autismo

UniSecal promove campanha sobre a conscientização do Autismo
(Reprodução / Pixabay)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O ‘Dia Mundial da Conscientização do Autismo’ é comemorado em 2 de abril. A data, estabelecida em 18 de dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa difundir informações para a população sobre o autismo e, assim, diminuir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Por conta disso, a UniSecal convida toda comunidade para participar da campanha ‘Vamos vestir azul?’.

O que é o Autismo?

Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum:

· Comportamentos caracteristicamente padronizados e com sucessão restrita de interesses;

· Maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal;

· Na interação social.

Portanto, o grau de gravidade varia desde pessoas que apresentam um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação, até aquelas que serão dependentes para as atividades diárias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem complicação de comunicação e interação com a sociedade.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, existem terapias, medicamentos e principalmente muito amor, que podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Direitos iguais

Segundo a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, são direitos da pessoa com TEA:

I – a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;

II – a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração;

III – o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde (o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional, nutrição adequada e a terapia nutricional, os medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento);

IV – o acesso (à educação, à moradia, ao mercado de trabalho, à previdência social e à assistência social).

Campanha UniSecal

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) é uma instituição com responsabilidade social e tem como missão transformar pessoas. Buscando formar não somente profissionais preparados para o mercado de trabalho, mas também seres humanos melhores, a instituição está lançando a campanha ‘Vamos vestir azul?’. A ideia é, além de conscientizar a comunidade sobre o autismo, propor que todos vistam uma camisa azul no dia 2 de abril.

Segundo a professora de Direito da UniSecal que idealizou a campanha, Gislaine do Rocio Rocha Simões da Silva, “o autismo ainda traz alguns mistérios, mas dentro do que já se conhece, quem convive tem o dever de levar à tona a importância que existe em inclui-los em todos os espaços sociais”, comenta a docente, que tem dois filhos autistas.

A educadora ainda ressalta a relevância de conscientizar a população sobre o transtorno. “As causas do autismo ou os motivos do crescimento dos casos diagnosticados ainda não são conhecidas, mas nem por isso temos que esperar para disseminar o respeito, maior aceitação em sua inclusão e com isso aprendermos sermos mais humanos”, finaliza Silva.

Além da conscientização sobre o TEA, a UniSecal convida as pessoas para publicarem uma foto com as hashtags #azulpeloautismo e #UniSecalApoiaEssaCausa, para que a campanha alcance o maior número de pessoas possíveis e que a discriminação e o preconceito contra autistas diminuam cada vez mais.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia