Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Telemedicina Paraná chega a 2,3 mil atendimentos

Telemedicina Paraná chega a 2,3 mil atendimentos
Foto: Aen
Publicidade
O Telemedicina Paraná completou nesta segunda-feira (27) 2.395 atendimentos, auxiliando nas medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado. Lançado há duas semanas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o serviço de atendimento de saúde online pode ser acessado de qualquer localidade paranaense pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.

Além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão passe por consulta diretamente de sua casa. O serviço também possibilita o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos.

De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a telemedicina conecta pacientes aos especialistas, reforçando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A telemedicina é uma ação expressiva e inovadora no combate à pandemia. A plataforma contribui para a atuação no estágio inicial de triagem e contenção de encaminhamentos para as unidades de saúde, com o atendimento de profissionais e estudantes capacitados da área”, destaca Bona.

NA PRÁTICA - Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das universidades estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dos 2.395 atendimentos realizados, 188 pacientes consultaram os médicos da plataforma e apenas dez foram encaminhados para as unidades de saúde. Os demais fizeram o cadastro e não deram continuidade à triagem ou não tinham qualquer sintoma relacionado ao novo coronavírus.

Heidi Kruklis, uma das médicas indicadas pelo Conselho Regional de Medicina para atuar no serviço, destaca a importância da telemedicina. “A telemedicina permite uma consulta médica completa, reduzindo o número de atendimentos presenciais em unidades de saúde e de pronto atendimento, evitando a exposição desnecessária de pacientes e profissionais da saúde”.

Ela já atendeu cerca de 40 pacientes no Telemedicina Paraná e acredita que a consulta remota será mais utilizada após o período de pandemia. “Os médicos e os pacientes estão se familiarizando com a ferramenta. Acredito que a cultura da telemedicina será cada vez mais fortalecida”.

Os estudantes atuam na etapa da triagem, com supervisão de profissionais coordenadores. Felício de Freitas cursa o 5º ano de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e afirma que a experiência no Telemedicina Paraná tem sido de muito aprendizado. “Acredito que como estudante de uma universidade pública tenho o dever de auxiliar a população nesse momento importante com o conhecimento que adquiri durante o curso”.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO – A partir desta terça-feira (28), o Telemedicina Paraná também disponibilizará atendimento psicológico gratuito. São 14 psicólogos voluntários que atenderão o público.

“Vamos realizar atendimentos de acolhimento de sentimentos como medo, pânico, ansiedade e todas as outras preocupações que envolvem o processo pandêmico que não dizem respeito apenas à doença. Queremos viabilizar o acesso amplo ao atendimento psicológico”, ressaltou a psicóloga Jeanine Rolin.

PASSO A PASSO - Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente preenche um formulário sobre sua condição de saúde. O sistema faz uma triagem inicial por meio da inteligência artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus receberá orientações de como se prevenir.

Se for identificado com algum sintoma será encaminhado para nova triagem com profissionais e estudantes da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19 ele receberá novas orientações.

Na consulta online o médico dará o diagnóstico, com possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde mais próxima do paciente. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.

EXTENSÃO – O novo serviço foi idealizado como parte integrante da Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus (Chamada Pública 09/20). A iniciativa conta com bolsistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, que desenvolvem projetos voltados a ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia.

“Queremos que a plataforma seja um legado após a crise do coronavírus, facilitando o atendimento médico em todo o Estado do Paraná”, destacou o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti Paulo Parreira.

DESENVOLVIMENTO - O Telemedicina Paraná foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a partir de uma demanda da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PR) e de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Compartilhe:

Leia também

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Telemedicina Paraná chega a 2,3 mil atendimentos | Correio dos Campos