
COM ASSESSORIAS - Nesta quinta-feira (4), a nova UPA Uvaranas completa seis meses de funcionamento em uma das regiões mais populosas do município. Desde junho, os quase 200 profissionais que atuam diariamente na unidade já realizaram mais de 42 mil atendimentos. A obra, que integra um grande pacote de ações da Prefeitura de Ponta Grossa na área da saúde, já faz a diferença para quem busca atendimento de urgência e emergência.
"Com a chegada da UPA Uvaranas, tivemos uma redistribuição dos atendimentos entre todas as nossas unidades, o que, na prática, resulta em menos tempo de espera e em um atendimento ainda mais qualificado. Este grande número de atendimentos até o momento, inclusive, só comprova a importância desta obra e a demanda que existe não só em Uvaranas, mas também nos bairros próximos", explica Liliam Brandalise, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Além dos cerca de 7 mil atendimentos/mês, as equipes da UPA Uvaranas realizaram dezenas de milhares de exames e procedimentos. Só em raio-X, por exemplo, foram quase 9 mil exames realizados. O prédio, localizado na esquina da Avenida Carlos Cavalcanti com a Alameda Nabuco de Araújo, conta com 1,4 mil metros quadrados de área construída e um investimento na ordem de R$ 18 milhões.
"Para nós, saúde é prioridade e o trabalho é contínuo para melhorar o atendimento, investir em obras e em novos profissionais. Quando falamos em virar a chave na saúde, as medidas estão sendo tomadas na prática, e a UPA Uvaranas é um exemplo cada vez mais evidente. Este foi um investimento histórico para nossa cidade e que está dando resultado", frisa a prefeita Elizabeth Schmidt.
"O balanço desses seis primeiros meses de funcionamento da UPA Uvaranas é positivo. A parceria entre Fundação Municipal de Saúde e INDSH fortalece a gestão da Unidade e consolida a atuação do Instituto nos serviços de urgência e emergência de Ponta Grossa. Para avaliarmos nosso desempenho e melhorarmos continuamente nossos processos, analisamos semanalmente os indicadores de satisfação e os números de atendimento, além de gerenciar diariamente os processos, sempre com o compromisso de garantir um atendimento seguro, de qualidade e centrado no paciente", avalia a diretora executiva Clemência Moreira de Souza.
Pacote de obras na saúde
A entrega da UPA Uvaranas integra um grande pacote de obras na área da saúde, que inclui a reforma e modernização de mais de 50 unidades de saúde (com mais da metade delas já concluída), a construção de novas unidades e dos superpostos Panamá e Borato (já concluídos), Jardim Royal e Vila Cipa (em obras). Juntamente com os prédios novos e reformados, Ponta Grossa contratou, nos últimos anos, mais de 60 médicos e quase 300 novos profissionais de saúde para atender à população.