Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Secretária Esméria realiza visita a escola de Itaiacoca

Visita técnico-pedagógica foi acompanhada por representantes da Fundação Lemann, que notaram o padrão da Rede Municipal de Ensino, mesmo na escola rural. Eles destacaram a organização da escola.

Secretária Esméria realiza  visita a escola de Itaiacoca
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - A secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, realizou nesta sexta (23) visita de acompanhamento técnico e pedagógico à Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos Scheena, na localidade de Biscaia, em Itaiacoca. O evento também serviu para que representantes da Fundação Lemann, parceira da pasta em programas de formação de professores da Rede de Ensino, conhecessem a estrutura e a organização da escola da zona rural. A Fundação desenvolve e apoia projetos em Educação em todo o país.

Localizada a 30 quilômetros da zona urbana, a escola rural recebe 104 crianças de 04 a 10 anos, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, moradoras de várias localidades próximas. Elas estudam em tempo integral, recebem transporte escolar diariamente, refeições, material e uniforme escolar, bem como acesso a todo o conteúdo curricular. "O acompanhamento pedagógico é realizado de maneira permanente pela Secretaria, por meio das assessoras pedagógicas. Em nossa Rede não há diferenças entre o ensino oferecido na zona urbana e nos distritos. A infraestrutura e o conteúdo pedagógico estão na mesma sintonia em todas as unidades escolares", conta Esméria.

A Fundação Lemann, parceira da Secretaria para a formação continuada dos professores, realiza em Ponta Grossa o programa Formar, discutindo ideias e trocando experiências com 60 profissionais da Educação, em um curso de gestão para a aprendizagem. O objetivo é contribuir para melhorar ainda mais o desempenho da Rede, com foco no aprendizado dos alunos. Participam do programa todas as assessoras pedagógicas, profissionais que realizam a ponte entre as 84 escolas de Ensino Fundamental e a Secretaria, implementando o modelo de gestão municipal e apoiando escolas e alunos.

Escola Diferente - Segundo Carlos Henrique Uehara, gestor de projetos da Fundação Lemann, há diferenciais muito significativos no trabalho desenvolvido em Ponta Grossa. Ele destaca a infraestrutura e o tempo que os professores dedicam à preparação das aulas. Nas escolas com ensino integral, toda tarde de sexta é dedicada ao trabalho pedagógico dos professores, por exemplo. "Não é trivial encontrar pelo Brasil uma infraestrutura e uma organização do tempo de ensino dentro das escolas, como encontramos em Ponta Grossa. Há um horário de trabalho pedagógico coletivo, bem como um ambiente colaborativo entre as equipes pedagógicas. O objetivo final é, sempre, tornar mais prazeroso o aprendizado dos alunos", observa Uehara.

Galeria de Imagens:

Leia também

Trote Solidário arrecada quase 2 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza
Publicidade

Mais Lidas

Influencer mirim piraiense Babi Staron está na final do BBBbezerra 2026

Prefeitura de Piraí do Sul recebe novo comandante do Corpo de Bombeiros de Castro e discute ações de prevenção e combate a incêndios

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia