Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Secretária Esméria realiza visita a escola de Itaiacoca

Visita técnico-pedagógica foi acompanhada por representantes da Fundação Lemann, que notaram o padrão da Rede Municipal de Ensino, mesmo na escola rural. Eles destacaram a organização da escola.

Secretária Esméria realiza  visita a escola de Itaiacoca
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - A secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, realizou nesta sexta (23) visita de acompanhamento técnico e pedagógico à Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos Scheena, na localidade de Biscaia, em Itaiacoca. O evento também serviu para que representantes da Fundação Lemann, parceira da pasta em programas de formação de professores da Rede de Ensino, conhecessem a estrutura e a organização da escola da zona rural. A Fundação desenvolve e apoia projetos em Educação em todo o país.

Localizada a 30 quilômetros da zona urbana, a escola rural recebe 104 crianças de 04 a 10 anos, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, moradoras de várias localidades próximas. Elas estudam em tempo integral, recebem transporte escolar diariamente, refeições, material e uniforme escolar, bem como acesso a todo o conteúdo curricular. "O acompanhamento pedagógico é realizado de maneira permanente pela Secretaria, por meio das assessoras pedagógicas. Em nossa Rede não há diferenças entre o ensino oferecido na zona urbana e nos distritos. A infraestrutura e o conteúdo pedagógico estão na mesma sintonia em todas as unidades escolares", conta Esméria.

A Fundação Lemann, parceira da Secretaria para a formação continuada dos professores, realiza em Ponta Grossa o programa Formar, discutindo ideias e trocando experiências com 60 profissionais da Educação, em um curso de gestão para a aprendizagem. O objetivo é contribuir para melhorar ainda mais o desempenho da Rede, com foco no aprendizado dos alunos. Participam do programa todas as assessoras pedagógicas, profissionais que realizam a ponte entre as 84 escolas de Ensino Fundamental e a Secretaria, implementando o modelo de gestão municipal e apoiando escolas e alunos.

Escola Diferente - Segundo Carlos Henrique Uehara, gestor de projetos da Fundação Lemann, há diferenciais muito significativos no trabalho desenvolvido em Ponta Grossa. Ele destaca a infraestrutura e o tempo que os professores dedicam à preparação das aulas. Nas escolas com ensino integral, toda tarde de sexta é dedicada ao trabalho pedagógico dos professores, por exemplo. "Não é trivial encontrar pelo Brasil uma infraestrutura e uma organização do tempo de ensino dentro das escolas, como encontramos em Ponta Grossa. Há um horário de trabalho pedagógico coletivo, bem como um ambiente colaborativo entre as equipes pedagógicas. O objetivo final é, sempre, tornar mais prazeroso o aprendizado dos alunos", observa Uehara.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia