Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Retiro de diáconos é aberto a esposas

Na formação, foi abordada a participação no Sínodo

Retiro de diáconos é aberto a esposas
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Repetindo o ocorrido ano passado, os diáconos da Diocese de Ponta Grossa se reuniram em seu retiro anual na modalidade virtual. A diferença é que, enquanto em 2020, o momento foi direcionado somente para diáconos já ordenados, este ano, puderam participar as esposas dos diáconos. O retiro anual aconteceu nos dias 22 e 23, com a assessoria do padre Mariano Venzo, da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, atualmente vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ponta Grossa. O padre abordou dos temas: A eclesiologia do Papa Francisco e participação diocesana no Sínodo 2023.

Foram quatro lives. Uma na sexta-feira e três, no sábado: às 9, às 14 e outra, às 20 horas. As falas tinham duração de 30 minutos. "Como era retiro, após cada live, tínhamos momento de reflexão e oração pessoal", comentou o secretário da Comissão Diocesana dos Diáconos, Valdinei Miranda, informando que no primeiro dia, após a abertura, houve a apresentação do relatório das atividades diaconais e do planejamento para 2022, com espaço para falar da caminhada diaconal na Diocese. Na sexta-feira, a live teve uma hora de duração. No sábado, começou a parte espiritual do retiro, conduzida pelo padre Mariano.

Na primeira live do dia, o assessor fez um resgaste histórico da caminhada da Igreja, a partir do Concílio Vaticano II, discorrendo, em seguida, a respeito dos diferentes papas, João XXIII, João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco, comentando detalhadamente sobre a eclesiologia do pontífice, que foi eleito em 13 de março de 2013, lembrando que ele foi o primeiro papa latino-americano, o primeiro do Novo Mundo. "Ele que escolheu o nome de 'Francisco', um jesuíta, mas que era o cardeal Jorge Mário Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires. O padre Mariano lembrou que ele vivia do lado dos pobres, conhecia a realidade das classes menos favorecidas e que, o que ele transmite hoje, é a experiência viva do Evangelho de Jesus, dos que mais precisam, especialmente os pobres. Essa opção pelos excluídos está no DNA do atual papa", resumiu o diácono Miranda.

Um dos destaques na condução do retiro, segundo o diácono, foi que padre Mariano fazia questão de deixar perguntas pertinentes no ar. "'Dando testemunho do Cristo, transmitimos o rosto alegre de Jesus? Estamos exercendo o ministério diaconal no modelo de São Lourenço, o primeiro diácono mártir da Igreja? Temos o cheiro de ovelhas ou de perfume Chanel? ' Isso para ver o nosso comprometimento com o Evangelho e com o Papa Francisco, que nos pede que sejamos sempre uma Igreja Missionária, em saída, que vai ao encontro das pessoas", exemplificou Miranda.

Na última live, à noite, o assessor abordou o Sínodo, que se iniciou nas dioceses do mundo inteiro em 17 de outubro e vai até outubro de 2023. "Somos todos chamados a participar. É um período em que a Igreja está aberta para ouvir as pessoas, especialmente, os pobres, os marginalizados, os jovens, toxicodependentes. Inicia com um levantamento da igreja local, das dioceses, e vai concluir com o pensamento a nível mundial da Igreja, sob o tema 'Comunhão, Participação e Missão'. Na minha paróquia, a Bom Jesus, temos uma reunião na sexta-feira sobre essa fase do Sínodo", lembrou.

Este ano, o retiro contou com a participação de 100 pessoas, entre diáconos ordenados e esposas de 30 diáconos. "Foi um momento muito bom e enriquecedor para a caminhada diaconal. Faremos avaliação do retiro, no dia 12 de novembro", adiantou diácono Miranda. Atualmente, a Diocese de Ponta Grossa conta com 121 diáconos permanentes. No próximo dia 31, mais cinco serão ordenados.




Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia