Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Produtores rurais têm até dia 30 para a entrega do ITR 2022

Produtores rurais têm até dia 30 para a entrega do ITR 2022
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa informa que os produtores rurais têm até sexta-feira, 30 de setembro, para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), referente ao exercício 2022. O envio para a Receita Federal iniciou no dia 15 de agosto e as regras para apresentar o documento estão na Instrução Normativa n.º 2.095/22.

“A falta do envio da declaração gera multa e mais algumas implicações como a não liberação da certidão negativa de débitos, impossibilidade de adesão a qualquer linha de crédito existente e o impedimento de transferência de imóveis”, explica o auditor fiscal José Ezequiel de Andrade, responsável pelo ITR no município, que destaca que o produtor deve baixar o programa gerador da declaração no site da Receita Federal.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokovski, é importante o produtor ficar atento à planilha publicada no Diário Oficial do Município, Edição nº 3.400, de 28 de julho 2022, com o Valor da Terra Nua (VTN) para o exercício 2022 e, ainda, à Instrução Normativa n.º 2095/22, que traz informações sobre a aptidão agrícola e o levantamento de preço das terras. “No dia 30 vence a primeira quota ou quota única do pagamento. As demais parcelas vencem no último dia útil de cada mês subsequente, acrescida de juros”, disse.

Também é necessário que o produtor apresente ao Ibama o Ato Declaratório Ambiental (ADA), para exclusão das áreas não-tributáveis do imóvel rural. E caso o produtor rural já tenha feito o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ele deverá informar o número do recibo na DITR.

Para auxílio na hora de fazer a declaração, o produtor pode procurar um contabilista especializado, a Federação de Agricultura e Pecuária do estado do Paraná, ou ainda o Sindicato Rural do município.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia