COM ASSESSORIAS - Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, inicia a vacinação contra covid-19 para o público infantil, de 05 a 11 anos. Com o quantitativo de 2000 doses, serão contempladas nessa primeira ação as crianças cadastradas de 5 a 11 anos dos grupos prioritários (comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas), e parte das crianças do grupo geral da faixa etária de 11 anos, divididos da seguinte forma: 554 prioritários e 1446 crianças de 11 anos.
Para este agendamento, foram considerados os cadastros realizados até às 18h do dia 24/01. Os cadastros realizados após esta data e demais faixas etárias serão contemplados nas próximas ações.
Nesta data, a vacinação vai acontecer em um espaço exclusivo para aplicação do imunizante em crianças, no Centro de Convenções e Avivamento, na Rua Maria Rita Perpétuo da Cruz, próximo ao Parque Linear, em Oficinas, das 9h às 20h. O comprovante do agendamento, com horário da aplicação, está disponível para consulta no mesmo link do pré-cadastro (
ou aqui pelo link), informando o CPF do responsável cadastrado, documento informado da criança e data de nascimento.
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação. A FMS ainda reforça que as crianças estejam acompanhadas de apenas um responsável e cheguem com 5 minutos de antecedência do horário agendado, para evitar aglomerações.
Na primeira ação de vacinação das crianças, do total de doses agendadas, foram vacinadas 1.287 crianças, sendo 337 do grupo prioritário e 950 não prioritários. Do total previsto para o primeiro dia, 1485 não compareceram ou haviam marcado grupo prioritário equivocadamente, ficando para outra etapa conforme a faixa etária.
Declaração médicaA Fundação Municipal de Saúde reforça que para as crianças com comorbidades será necessário apresentar uma declaração médica no momento da vacinação, então os pais ou responsáveis já podem ir providenciando o documento. No momento do pré-cadastro, será preciso apenas indicar qual a comorbidade, para controle do Setor de Imunização, mas o atestado será exigido apenas na hora da vacinação.
AutorizaçãoDa mesma forma como ocorreu com os adolescentes, menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina. Esta autorização pode ser dada verbalmente com a presença de um dos responsáveis no momento da vacinação ou através de declaração de autorização impressa (modelo disponível para anexo no pré-cadastro).
AgendamentoO pré-cadastro disponível continuamente pelo
site.