Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

PG zera fila de espera de ultrassonografia obstétrica e mamária

Exame é realizado em gestantes que realizam o pré-natal nas Unidade Básicas de Saúde (UBS)

PG zera fila de espera de ultrassonografia obstétrica e mamária
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ponta Grossa acompanha, em média, quatro mil gestantes por ano nos serviços de saúde municipal. O primeiro atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde inicia o pré-natal com a realização de consultas e exames. No mês de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), agendou todos os exames de ultrassonografia obstétrica e mamária, zerando a fila de espera.

“O ultrassom mais importante na gestação é o realizado no primeiro trimestre, até 12 semanas. Nele é possível determinar a idade gestacional mais aproximada, entre outras características da mãe e do bebê. Já a ultrassonografia mamária é solicitada como exame complementar a mamografia, que é o principal exame no diagnóstico precoce do câncer de mama ”, destaca a enfermeira, Adriana Alves.

De acordo com o protocolo municipal, cada gestante, classificada como risco habitual, deve realizar dois exames de ultrassom durante a gestação (o primeiro até 12 semanas é o segundo entre 24 e 28 semanas), estes são solicitados através do sistema de regulação e quando está marcada a data a própria equipe da UBS entra em contato com a gestante. Além do ultrassom as pacientes realizam exames laboratoriais, consultas com os médicos, enfermeiros e dentista, desde o primeiro mês até o final da gestação.

“Além dos procedimentos citados, nas UBS nós fazemos exames para escutar o batimento do coração da criança, medimos o crescimento da barriga da gestante e aferimos a pressão e o peso. Realizamos tratamento e prevenção de doenças bucais e execução dos testes rápidos de hepatite B/C, HIV e Sífilis”, completa Adriana.

Cada gestante conta com uma consulta por mês até as 32 semanas, quinzenal até as 38 semanas e semanal até a 41 semana. Todos contam com uma UBS de referência, de preferência a mais próxima da sua residência.

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia