Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Na Educação, alunos combatem o 'Corona' sem esquecer da Dengue

Na Educação, alunos combatem o 'Corona' sem esquecer da Dengue
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Em uma semana em que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ponta Grossa estão intensificando as ações de combate ao novo Coronavirus, as turmas mostram que não abandonaram a luta contra outro inimigo perigoso, o vírus da Dengue. As professoras estão realizando ações e trabalhos pedagógicos levando em conta as duas doenças.

Um exemplo destas ações ocorreu nesta sexta, no CMEI Maria da Graça Franke Minini, na Vila Santana, em Olarias. Durante o mês de março, as professoras do Infantil V trabalharam sobre as duas doenças, além da gripe provocada pelo H1N1. As professoras Adriana de Fátima Carneiro Dias e Juliana Aparecida da Silva Carneiro organizaram rodas de conversas, músicas, folhetos informativos, cartazes, maquetes, atividades de pintura e modelagens, tendo a prevenção como tema.

"As professoras trabalharam o conhecimento sobre os principais cuidados que devemos ter para evitar o vírus H1N1, o novo Coronavirus e a Dengue: os hábitos de higiene e os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito Aedes aegypti. Estimulamos a curiosidade das crianças em conhecer estes cuidados para evitar ficarmos doentes", conta a pedagoga Franciele Machado.

Além de trabalhar em sala, os pequenos interagiram com a comunidade para levar as informações que produziram, mobilizando familiares e vizinhos. "Somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros de mosquito transmissor, será possível minimizar o agravamento da situação e conscientizar os adultos sobre a importância de prevenir o mosquito da Aedes Egypti", considera a diretora do CMEI, Gislaine Weege de Carvalho.

"Nossa rede fez um trabalho muito intenso para a prevenção contra a dengue e doenças respiratórias nos últimos anos, então temos um aprendizado que colocamos em prática também nas ações contra o Coronavirus. As escolas têm um papel muito importante na viralização destes conhecimentos, pois os alunos ensinam seus familiares e monitoram o ambiente em que vivem", aponta Esméria.

Contra o Aedes

Além de oferecer o risco de transmissão da Dengue, Chicungunha e Zyca, a picada do mosquito Aedes Aegypti e outros que nascem em locais com água parada também podem causar reações alérgicas – além de incomodar muito. Para evitá-lo é preciso impedir a presença de água parada. Diariamente a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, realiza ações de monitoramento. Os agentes comunitários de endemias trabalham junto com os agentes comunitários de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e junto ao Departamento de Zoonoses, verificando os focos de mosquito. Pontos Estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, recebem visitas quinzenais.

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia