Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Município distribui gratuitamente pílula contraceptiva de emergência

O medicamento está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Município distribui gratuitamente pílula contraceptiva de emergência
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza a distribuição gratuita da pílula contraceptiva de emergência, também conhecida como "pílula do dia seguinte". O medicamento é indicado para evitar a gravidez indesejada e pode ser retirado em qualquer uma das 54 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No Brasil, estima-se que 20% a 30% das mulheres recorrem à pílula do dia seguinte de forma regular, por terem tido relação sexual desprotegida. A orientação dos médicos é que a paciente tome a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, pois o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação.

No município, as Equipes Saúde da Família relatam uma baixa procura pelo medicamento nas UBS. Segundo dados da FMS, nos meses de janeiro a agosto, apenas 51 usuários procuraram pelo medicamento.

"A maior parte da população desconhece que nós temos as pílulas do dia seguinte disponíveis nas Unidades de Saúde e por isso temos uma baixa procura. As farmácias comerciais vendem bastante o medicamento e nas US, muitas vezes passa do prazo de validade, pois as pessoas não procuram, não fazem a retirada do medicamento", comenta a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves.

A FMS explica que a pílula do dia seguinte não substitui um método contraceptivo de rotina, pois não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A melhor maneira de preveni-las é utilizando corretamente o preservativo em todas as relações sexuais.

"Qualquer mulher que tenha relação desprotegida e pense em evitar uma gravidez indesejada, pode tomar a pílula do dia seguinte, mas é importante lembrar que não é indicado fazer o uso da pílula de forma rotineira, somente de forma emergencial, pois ela não substitui o anticoncepcional convencional", ressalta Adriana.

Para fazer a retirada do medicamento, o paciente deve buscar atendimento em uma das UBS disponíveis no Município, de preferência aquela mais próxima da sua residência, levando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento com foto. As UBS realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h.

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia