Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Mulheres no comando: Crea-PR investe em representatividade feminina nos diversos setores da autarquia

Mulheres no comando: Crea-PR investe em representatividade feminina nos diversos setores da autarquia
(Divulgação/CREA-PR)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ao longo dos 85 anos de história, o Crea-PR tem buscado cumprir seu papel com seriedade, visando a segurança da sociedade. Nos últimos anos, o Conselho tem mirado o futuro, com metas inovadoras em todos os ambientes profissionais. A busca por equidade de gênero nos cargos da autarquia é uma delas.

A Engenheira Ambiental e Gerente de Fiscalização Mariana Maranhão confirma o que tem visto todos os dias dentro do Crea. “Sabemos das dificuldades existentes, especialmente no setor privado, porém o Crea-PR possui uma visão de equidade em relação à capacitação e oportunidades. Hoje, além de mim, temos mais duas gerentes mulheres e três facilitadoras de fiscalização”, conta.

No Crea-PR, dos 160 inspetores, 20% são mulheres. Inspetores são profissionais voluntários eleitos pela própria classe, que atuam juntamente ao Conselho para melhorar a eficiência das ações de fiscalização, em defesa do exercício profissional e da sociedade. Já os Conselheiros são profissionais que compõem as Câmaras Especializadas, Plenário e Comissões, responsáveis por julgar casos de infração à lei e Código de Ética, com aplicação de penalidades e multas. Destes, 14 cadeiras são ocupadas por mulheres. Por fim, entre os fiscais que vão a campo ou fazem averiguações virtualmente por sistemas de cruzamento de dados, 43 são homens e 13 mulheres.

Para o gerente regional do Crea-PR Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, as mulheres têm características específicas que são positivas, como a atenção com os detalhes, o que contribui com as indústrias e empreendimentos de forma geral. “Empresas que contam com mulheres atuando em conjunto com os homens tendem a ter uma análise mais completa e complexa, com diferentes visões sobre uma mesma coisa, valorizando ainda mais os empreendimentos e serviços”, conclui o gerente.

A Fiscalização do Crea-PR é um dos departamentos comandados por mulheres. O setor é considerado o coração da entidade, uma vez que combater o exercício ilegal e antiético da profissão é função direta do Conselho que regulamenta as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências. Criado em 2012 com o objetivo de unificar a fiscalização em nível estadual e coordenador os trabalhos entre as regionais, o departamento foi gerenciado naquele ano e nos dois posteriores pela Arquiteta Vanessa Moura. No triênio seguinte, o responsável pelo setor foi o Engenheiro Civil Diogo Colella. Em 2018, a Engenheira Ambiental e funcionária de carreira Mariana Maranhão assumiu a gestão do Departamento, após convite da presidência.

“Entrei no Crea-PR em 2011 como agente fiscal na Inspetoria de União da Vitória, onde fiquei por quase dois anos e pude conhecer como funciona o sistema e toda a rotina de fiscalização. Um ano depois, retornei para Curitiba para cuidar do planejamento e controle de fiscalização no próprio Defis. Em 2015, fui convidada para ser facilitadora do Departamento, uma função semelhante à de supervisão. Por fim, em dezembro de 2018, assumi a gerência do Departamento após o gerente anterior ir para um novo desafio na Regional Pato Branco”, conta Mariana sobre sua trajetória profissional dentro da entidade.

Mariana lidera uma equipe de cerca de 100 funcionários, direta e indiretamente. “Confesso que, no começo, tive um pouco de receio quando assumi o cargo, em especial por atender um universo bastante masculino, mas posso dizer que não senti qualquer preconceito, uma vez que me apresentei como responsável e capacitada para esta posição”, destaca.
Nestes 15 anos de caminhada profissional, a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR revela que segue os valores adquiridos e continuados pela família. “Meus pais sempre buscaram ensinar através de exemplo, trabalhando com ética, dedicação e respeito por todos”, pontua a Engenheira quando questionada sobre sua inspiração na vida pessoal e profissional.

Comitê Mulheres

Em 2017, o Crea-PR criou o Comitê Mulheres com o objetivo de fomentar o empoderamento de mulheres e o aumento da participação feminina nas decisões no Sistema Confea/Crea. As mulheres são aproximadamente 20% do total de profissionais registrados no Crea-PR e atuam no Sistema Profissional em diversos cargos, entre eles, fiscais e inspetoras. Neste ano, entre os 127 Conselheiros titulares do Crea-PR 14 são mulheres, e entre os 102 Conselheiros suplentes, 11 são mulheres.

Também em 2020 estão sendo compostos os Comitês Regionais de Mulheres, nos quais todas as profissionais do Estado têm a oportunidade de participar com o objetivo de auxiliar na multiplicação de projetos e ações de interesse feminino das engenharias, agronomia e geociências nas Regionais.

A coordenadora do Comitê Mulheres, Engenheira Agrônoma Daniela Alves, explica que “o Comitê está neste momento convidando as profissionais de todo o Paraná, registradas no Crea-PR, a fazerem parte desta equipe para que elas tenham maior representatividade no Sistema Confea/Crea e participem das ações que têm sido realizadas".

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Mulheres no comando: Crea-PR investe em representatividade feminina nos diversos setores da autarquia | Correio dos Campos