Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Hospital Municipal ressalta a importância da doação de órgãos

O HM promoveu evento celebrando o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Hospital Municipal ressalta a importância da doação de órgãos
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - O Hospital Municipal Doutor Amadeu Puppi realizou um evento nesta sexta-feira (27) celebrando o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. O objetivo do evento foi ressaltar a importância da doação de órgãos e mostrar para as pessoas que essa atitude pode salvar vidas.

"Quando acontece a morte encefálica, a nossa equipe de assistentes sociais e enfermeiros dão o suporte que a família necessita", aponta Regina Aparecida Rodrigues, assistente social do HM e coordenadora do evento. Ela também destaca que uma doação pode salvar a vida de várias pessoas, "são dez órgãos que podem ser doados, caso o doador não estivesse com problemas de saúde, então uma doação pode salvar dez vidas".

Os dois últimos doadores de órgão no HM de Ponta Grossa participaram do evento, a doação que eles realizaram foi dia 06 de julho de 2016. Floripa Inglês Baranek, junto com o seu filho João Fernando Baranek, tomou a decisão de realizar a doação de órgãos do seu marido. Ela afirma que é uma decisão difícil, porém a atitude ajudou com que outras vidas fossem salvas. "É uma decisão muito difícil, porque na hora a gente fica sem chão. Mas a atitude de fazer a doação pode dar uma nova oportunidade para uma pessoa", aponta.

O dia 27 de setembro é celebrado como o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Este dia é reservado como um dia para ressaltar a importância da doação e conscientizar a população da prática. Maria Elaine Novaes, coordenadora da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do HM, afirma que "é muito importante as pessoas deixarem expressa a sua vontade perante seus familiares". Os familiares do paciente precisam autorizar que a doação de órgãos seja realizada.


Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia