Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Enfermeira que ficou internada na UTI por Covid-19 é a primeira pessoa vacinada em Ponta Grossa: 'Muito orgulho'

Terezinha Pelinski, de 53 anos, ajudou na organização da ala Covid-19 do Hospital Universitário, e recebeu dose em cerimônia simbólica, na sede da futura UPA Central nesta terça-feira (19). Primeira fase da vacinação prevê que 3.626 pessoas sejam imunizadas na cidade

Enfermeira que ficou internada na UTI por Covid-19 é a primeira pessoa vacinada em Ponta Grossa: 'Muito orgulho'
Enfermeira que ficou internada em UTI por Covid-19 foi a primeira vacinada em Ponta Grossa. (Foto: André Salamucha/RPC)
Publicidade
A enfermeira Terezinha Pelinski, de 53 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, nesta terça-feira (19).

Em julho, ela chegou a ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou 12 dias no hospital por conta de complicações da doença.

"Com grande honra com grande orgulho fui convidada a receber essa primeira dose. Agradeço a todo empenho do governo do estado, da UEPG, toda política pública e toda questão da ciência e do serviço público A vacina foi desenvolvida no serviço público, e tem toda questão também de pesquisas, muitas pessoas envolvidas. Agradeço a tudo que foi feito", disse a enfermeira após ser vacinada.

A vacinação aconteceu por volta de 13h em uma cerimônia simbólica na futura sede da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, que está em fase final de aquisição de equipamentos, e fica em frente à 3ª Regional de Saúde.

Terezinha Pelinski trabalha no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa e ajudou a na organização da ala Covid-19 da instituição, que é referência no tratamento da doença nos Campos Gerais.

"Parabéns para todos os profissionais de saúde. Não desanimem, continuem firmes. Parabenizo por tudo que vocês fazem pela população de Ponta Grossa e de todas as cidades que compõem a regional de saúde", relembrou Terezinha.

As doses da vacina CoronaVac chegaram por volta de 12h30 na cidade.

Antes da vacinação, no local, a regional de saúde fez uma entrega simbólica das doses aos prefeitos das cidades da região que estavam presentes na cerimônia.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a regional de saúde de Ponta Grossa recebeu um total de 5.960 doses nesta terça-feira. Deste total, 3.851 vacinas serão aplicadas na cidade e as demais serão distribuídas para outros 11 municípios da região.

A previsão é que 3.367 profissionais de saúde e 259 idosos sejam vacinados no município nesta primeira fase da imunização.

Campanha de vacinação no Paraná

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná começou na segunda-feira (19), em Curitiba, quando a enfermeira da linha de frente do combate à pandemia Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, recebeu a primeira dose do estado no Hospital do Trabalhador.

O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantassem a imunização para segunda-feira.

A primeira remessa com 265 mil doses de vacina chegou ao Paraná na noite de segunda-feira (18), e as caixas com os imunizantes foram distribuídas para as cidades do interior na manhã desta terça-feira.

Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) prevê que 126 mil pessoas sejam imunizadas. Cada uma delas receberá duas doses da vacina. O cálculo também leva em conta um índice de 5% de perda técnica.

O governo estadual informou que os seguintes grupos serão vacinados até o fim do 1º semestre de 2021:





Primeira fase






  • Trabalhadores da saúde;

  • Idosos a partir dos 75 anos de idade;

  • Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;

  • População indígena.




Segunda fase






  • Pessoas de 60 a 74 anos.




Terceira fase






  • Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.


Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia