Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Empresas de Ponta Grossa Discutem Saúde Mental no Trabalho no Workshop da NR-1

Com a participação de mais de 40 empreendedores, o evento discutiu como essas atualizações impactam a saúde mental no ambiente de trabalho

Empresas de Ponta Grossa Discutem Saúde Mental no Trabalho no Workshop da NR-1
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Entre os dias 16 e 17 de abril, o Sindilojas Ponta Grossa e Região e o Laboratório Oscar Pereira realizaram o Workshop “Saúde Mental nas Empresas: orientações sobre a NR-1”.

O evento contou com mais de 40 empreendedores e colaboradores responsáveis pela segurança no trabalho, os quais puderam compreender as mudanças na NR-1, como implementá-las e por que isso é necessário.

Segundo Gisele Silva, supervisora comercial da Medicina do Trabalho do Laboratório Oscar Pereira, quando a empresa oferece ao colaborador um ambiente mais saudável, diminui o absenteísmo e a rotatividade. “Já é muito difícil trazer alguém para o nosso time. Então quando a gente traz e a gente gosta do talento, a gente precisa reter. E para a gente reter os talentos, a gente precisa ter um ambiente muito mais saudável para eles”.

Brenda Milena Chimilovski de Andrade, técnica de segurança do trabalho, pontua que o workshop aprimorou conhecimento e sanou dúvidas. “A NR1 faz parte do meu trabalho por ser técnico de segurança do trabalho, então o workshop, está agregando muito, dando muito conhecimento para a gente”.

Talis Cristina Graeff, sócia-proprietária da Graeff Materiais de Construção, cita que o evento trouxe um novo panorama para a empresa e que seguirá as normas vigentes para garantir o bem-estar e segurança de todos. “Agora temos que pôr em prática todas essas informações, com a ajuda de uma empresa qualificada para nos auxiliar nesse processo”.

José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas PG, pontua: cuidar da saúde mental dos colaboradores é importante para todos. “Se você tem um colaborador passando por dificuldades, desanimado porque não vê vantagens no emprego, você acaba se prejudicando, porque ele pode pedir demissão, deixar de vender e isso gera transtornos a curto prazo”.

A NR-1 define as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho. Foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 1978 e agora passa por uma atualização para incluir a saúde mental.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2024 foram quase meio milhão de afastamentos motivados por crise de saúde mental, aumento de 68% em comparação a 2023.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia