Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Desde o início da pandemia no Paraná, 471 presos testaram positivo para Covid-19

Desde o início da pandemia no Paraná, 471 presos testaram positivo para Covid-19
(foto: AEN)
Publicidade
G1 PARANÁ - Desde o início da pandemia no Paraná, em março, 471 presos testaram positivo para o novo coronavírus no Paraná, de acordo com o Departamento Penitenciário do estado (Depen). Os dados foram atualizados na quarta-feira (5).

Do número de contaminados, 423 estão recuperados. Ao todo, são 33 mil detentos no estado, divididos por 33 penitenciárias e 37 cadeias.

"Nenhum deles precisou de atendimento médico hospitalar. A evolução que a gente vê na sociedade não está tendo a mesma proporção nas carceragens. O número não é alarmante", afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati. Durante esse período, ocorreram três mortes no sistema prisional em decorrência da Covid-19. Em 12 de julho, faleceu o ex-deputado federal Nelson Meurer - condenado pela Lava Jato. Ele estava detido na Penitenciária de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado.

Na mesma penitenciária, morreu, na quarta-feira (5), outro detento. Em 4 de agosto, um agente penitenciário não resistiu à doença em Curitiba.

Contaminação entre servidores
Entre os servidores do sistema prisional, de penitenciárias e cadeias públicas, foram 164 confirmações, sendo que 116 estão recuperados.

"Temos constatado apenas sinais leves de Covid-19 nos presos. Em relação aos funcionários, um ou outro caso de internamento", lembrou o diretor.

Cadeias mais atingidas
O departamento informou que a maior parte dos diagnósticos ocorreram nas carceragens de Toledo e Marechal Cândido Rondon, ambas no oeste do Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo confirmou 142 casos na cadeia da cidade. Enquanto, em Marechal Cândido Rondon foram 103 confirmações para a Covid-19.

"Quanto mais está contaminada a cidade, mais vulnerável fica a unidade penitenciária do município. Nesse contexto, os números são considerados ótimos, principalmente se considerar a região de Curitiba - em que os números têm aumentado, mas no sistema prisional não", pontuou Caricati.

O Depen disse que mantém um protocolo de recebimento de presos em que eles passam por avaliação de saúde, que inclui medição de temperatura e resposta a um questionário de doenças pré-existentes e demais comorbidades.

Se não apresentar sintomas, o preso permanece na unidade e fica em isolamento preventivo de 14 dias. Caso algum sintoma apareça, ele é transferido imediatamente para unidades de isolamento.

Porém, existem diferenças entre o isolamento de cadeias públicas e penitenciárias. Basicamente, em penitenciárias é possível restringir a entrada de novos presos, já em cadeias públicas isso não ocorre por causa das prisões em flagrante. Por isso, o isolamento total não é possível. "Vamos dizer assim: nas penitenciárias houve um 'lockdown', mas nas cadeias isso é impossível dada a dinâmica, já que é a primeira entrada do preso quando ele é autuado".

Testagem
Até quarta-feira (5), 2,6 mil testes, entre rápidos e moleculares, haviam sido feitos entre presos e servidores no Paraná. Os agentes que têm contato direto com presos com suspeita ou confirmação da doença utilizam equipamentos como máscara, óculos e capa.

"Existe, sim, um controle rigoroso em relação à aferição de sintomas, mas como é uma análise clínica que é feita no preso na entrada, nem sempre é possível detectar quando a pessoa assintomática está contaminada", explicou o Depen.

Compartilhe:

Leia também

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia