Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Coronavírus: Hospitais do Paraná têm cerca de 3,7 mil respiradores

Coronavírus: Hospitais do Paraná têm cerca de 3,7 mil respiradores
(foto ilustrativa/UOL)
Publicidade
Os hospitais do Paraná têm 3.792 respiradores, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Destes, 2.815 equipamentos estão em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento é fundamental para o tratamento de pacientes graves com Covid-19, que apresentam o quadro de insuficiência respiratória por causa da inflamação pulmonar. A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 5% das pessoas infectadas pelo coronavírus precisam de respiradores.

Segundo a Sesa, 59 pessoas com coronavírus estavam entubadas usando ventiladores mecânicos na quarta-feira (9).


Como funciona o respirador?





O equipamento consegue ajustar a frequência da respiração do paciente, a pressão do ar e a quantidade de oxigênio. Em condições normais, o ar que um ser humano respira tem 21% de oxigênio.





O ar entra pelas vias superiores, passa pela traqueia e entra nos pulmões. Dentro do órgão, os alvéolos trabalham para liberar o gás carbônico e absorver o oxigênio que é distribuído para todo o corpo.




Quando o paciente tem insuficiência respiratória, este processo fica comprometido. Em alguns pacientes com Covid-19, os pulmões inflamam e perdem capacidade de absorção de oxigênio.





"O paciente começa a ter dificuldade respiratória. Com a fadiga dos músculos da respiração, o paciente pode precisar da ajuda do equipamento, que seria um motor ao lado da pessoa", afirmou o médico intensivista Eduardo Gubert.




Corrida por equipamentos
Cada aparelho custa cerca de R$ 80 mil, mas a alta demanda criou um cenário de corrida mundial pelos equipamentos.

O Brasil tem cerca de 65 mil ventiladores mecânicos, sendo que 46 mil estão em leitos do SUS, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Sesa, o Paraná não sofre com falta de equipamentos no atual estágio da pandemia. Mesmo assim, o estado tem encontrado dificuldades para comprar mais equipamentos.

"Várias compras nossas foram desertas pelos fabricantes ou intermediários. Nós estamos conseguindo agora fazer uma compra de cerca de 200 respiradores novos que devem ajudar a fazer uma nova fase de expansão da rede hospitalar", afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

De acordo com o secretário, o Paraná ainda teria direito a um repasse de outros 400 ventiladores mecânicos por parte do Governo Federal, que planeja adquiri 15 mil equipamentos para todo o país.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Coronavírus: Hospitais do Paraná têm cerca de 3,7 mil respiradores | Correio dos Campos