Centro de Atendimento organiza fluxo para casos respiratórios
Em duas semanas de funcionamento do Centro no Ginásio Oscar Pereira, já foram contabilizados cerca de 5 mil atendimentos e mais de 4.500 testes de covid-19
O Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios, instalado desde 24 de janeiro no Ginásio Oscar Pereira, vem permitindo organizar o fluxo dos serviços de saúde e agilizar o atendimento de sintomas respiratórios. Em quase duas semanas de funcionamento, já foram contabilizados cerca de 5 mil atendimentos e mais de 4.500 testes de covid-19 em pacientes com sintomas respiratórios leves. Com este serviço temporário, os atendimentos para casos respiratórios leves estão concentrados no Ginásio e nas mais de 30 UBS que seguem com funcionamento normal, enquanto as UPAs - Santa Paula e Santana - ficam como porta de entrada para os casos moderados e graves.
“Completando duas semanas de funcionamento, o fluxo no Centro de Atendimento está bem ajustado e eficiente. A fila no momento da abertura é rapidamente absorvida, com o acolhimento e triagem dos pacientes. Estamos realizando a distribuição de água durante a espera e separando os pacientes positivos dos demais atendimentos. Mesmo com uma média de 700 atendimentos por dia, os serviços estão com tempo de esfera inferior a outras portas. Num intervalo de duas a três horas, o paciente sai de lá com o atendimento realizado, orientações, prescrição médica e atestado”, detalha o presidente da Fundação de Saúde, Rodrigo Manjabosco.
Além de dar vazão à crescente na procura por atendimento em decorrência de sintomas respiratórios, desafogando a demanda nas UPAs, o serviço no Ginásio Oscar Pereira também vem contribuindo para absorver parte da procura das UBS que estão com atendimento suspenso em decorrência do afastamento de trabalhadores da saúde. “Além do Ginásio, o público das UBS que estão com atendimento suspenso também pode procurar a nova UBS de referência durante este período, onde poderá realizar os demais serviços e atendimentos”, explica Manjabosco.
Fluxo
A recomendação para pacientes que apresentam sintomas respiratórios leves é procurar por atendimento nas UBS ou no Ginásio Oscar Pereira. A FMS destaca que em todos os casos, para realizar a testagem, é preciso passar pela triagem e avaliação da equipe.
O Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios e UBS funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Para os pacientes que apresentam sintomas moderados ou graves, com baixa saturação de oxigênio e falta de ar, o atendimento está ocorrendo nas UPAs, que possuem estrutura para este tipo de atendimento.
As UPAs possuem atendimento 24 horas.
Referência
No início da semana, o Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios instalado no Ginásio Oscar Pereira recebeu a visita de representantes da Prefeitura de Telêmaco Borba, que vieram conhecer o modelo de atendimento implementado temporariamente em Ponta Grossa para dar vazão ao crescimento na demanda.
“Ficamos extremamente felizes com a estrutura, adaptação e o fluxo implantado no atendimento de Ponta Grossa. A organização do setor nos impressionou tanto na agilidade desde o início do atendimento até seu término, quando o paciente já sai com resultado do exame, consulta médica e medicação. Parabéns a toda equipe que desempenha, sem dúvida, um excelente trabalho ao enfrentamento dessa pandemia”, avalia o enfermeiro da coordenação da UPA de Telêmaco Borba, Jorge Luiz Rosa. A visita foi acompanhada ainda pelas enfermeiras Jéssica Amanda Oliveira e Marta Scheraiber Silveira.