Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Bombeiros promovem certificação estadual de cães de busca e resgate

Objetivo é chancelar animais para que possam atuar em ocorrências e fazer nova avaliação em cães já certificados. Participam 14 binômios (cão mais condutor).

Bombeiros promovem certificação estadual de cães de busca e resgate
(Foto: Divulgação/AENPR)
Publicidade
O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros do Paraná realiza nesta semana a Certificação Estadual de Cães de Busca e Resgate. O evento, que começou segunda e segue até esta sexta-feira (20), tem por objetivo chancelar animais para que possam atuar em ocorrências e também fazer nova avaliação em cães já certificados.

Participam 14 binômios (cão mais condutor) e as provas acontecem na sede do GOST e em diversos outros locais que simulam áreas onde acontecem busca e resgate. O tenente Luis Gustavo Pimenta, do Corpo de Bombeiros do Paraná, membro do Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, explica que a certificação se dá nas modalidades de estruturas colapsadas e em ocorrências de vítimas perdidas em matas.

Durante as provas os árbitros avaliam o autocontrole do cão, obediência a comandos, independência no trabalho e se o cão está apto a trabalhar em ocorrências reais dentro do nível de cada certificação.

Nesta quinta-feira (19) foram realizadas provas de obediência e destreza, em que os cães passam por vários aparelhos e são testados em vários quesitos como, autocontrole, temperamento, socialização com outros cães e pessoas, obediência e execução de comandos entre outros. Nesta sexta-feira (20) acontecem as provas de busca rural, na técnica de odor específico, onde o cão busca pelo cheiro da pessoa desaparecida.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia