Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Opinião

As portas que se abrem na Educação Básica

*Por: Celso Hartmann - Diretor-geral do Colégio Positivo

As portas que se abrem na Educação Básica
(Foto: Divulgação)
Publicidade
A escola é o porto seguro da humanidade, aquele lugar para onde todos olham, independente do credo ou posicionamento político, quando procuram por certezas, por um lugar confiável e estável no seio de uma sociedade que se transforma em ritmo alucinante. A pandemia do novo coronavírus estremeceu este sólido lugar, afastando milhares de crianças e jovens do ambiente escolar e ressignificando a sala de aula. Lembrando que a escola não é um ente isolado da sociedade, mas um espelho dela – e, como tal, precisa se adaptar aos desafios dos nossos tempos de mudanças cada vez mais rápidas e profundas.

Engana-se quem pensa que a pandemia deixará como legado para as escolas apenas novas plataformas para postagem de vídeos e tarefas escolares ou professores aptos a produzirem maravilhosas vídeo-aulas. O coronavírus abriu, para a Educação Básica, as janelas para uma jornada muito mais conectada, na qual alunos poderão ter aulas remotas, ao vivo, com profissionais de todo o planeta. A pandemia também escancarou a necessidade de revisão das propostas pedagógicas e disciplinares das escolas, que precisam abrir mais estradas, não serem limitantes, criarem mais itinerários formativos, ressaltarem as habilidades dos estudantes e darem a eles o poder de escolha sobre os assuntos nos quais querem se aprofundar.

Na pós-pandemia, a escola precisará ser diferente para sustentar uma sociedade que não cansa de se transformar: utilizar as plataformas de ensino remoto para propiciar aos estudantes contato com os melhores professores, não importa onde estejam, e, também, como apoio ao contínuo aprimoramento da equipe docente. Flexibilizar o currículo, eliminando o que ficar obsoleto e incorporando o que crescer em importância, dando poder de escolha ao aluno, sobretudo no Ensino Médio, e estimulando a formação de indivíduos independentes, úteis para a sociedade e responsáveis pelos seus atos.

O período de isolamento social trouxe também um olhar atento à saúde mental de nossas crianças e jovens, chegando a índices nunca alcançados de depressão e ansiedade nessa faixa etária e mostrando o quão importante é a convivência entre eles. A partir daí, pode-se destacar que a escola não é apenas um espaço de aprendizado de Matemática ou Geografia, mas onde se desenvolve a inteligência emocional, a amizade, o respeito pelo próximo, a conversa, o tão falado networking – que será cobrado lá na frente, no mercado de trabalho.

Isso sem falar na valorização da carreira docente. Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, muitos olhares se voltaram para a importância que os professores têm na construção da sociedade. Isso se dá porque, com as crianças em casa, os pais conseguiram enxergar quão difícil é o processo de ensinar. Com ou sem tecnologia, com aulas on-line ou presenciais, teóricas ou práticas, o papel do professor nunca foi tão importante – e continuará sendo, com ou sem pandemia.



Compartilhe:

Leia também

O que o Dia Nacional da Silvicultura tem a ver com você?*Por: Eleandro Brun - Engenheiro Florestal, Dr. - Professor da UTFPR Dois Vizinhos, Coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Florestal do CREA-PR, Secretário Geral da SBEF (Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais).
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Prefeitura de Ponta Grossa divulga editais para concurso público com vagas em diversas áreas

AMA leva adolescentes em passeio como reconhecimento pela frequência escolar

Inscrições abertas para Concurso das Princesas da Festa de Ação de Graças 2026

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia