Correio dos Campos

Prefeitura alerta para importância da vacinação contra a gripe em PG

23 de maio de 2025 às 17:54
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Quase dois meses depois do início da campanha de vacinação contra a gripe no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), reforça orientações e dados sobre a imunização na cidade, que desde o último 10 está aberta para toda a população. Até o início desta semana, a FMS confirmou que pouco mais de 40 mil doses da vacina já foram aplicadas nas 25 salas de vacinação em todos os bairros e também no ‘Ônibus da Vacina’.

No entanto, o alerta da Prefeitura fica por conta da imunização voltada aos públicos-alvo da campanha: idosos, gestantes e crianças com idade entre seis meses e seis anos de idade. Em média, a cobertura vacinal neste público em Ponta Grossa está na casa dos 25%, o que representa um grande risco para este público. “É evidente que a gripe pode afetar toda a população, porém os públicos-alvo indicados pelo Ministério da Saúde estão mais suscetíveis e precisam de um cuidado redobrado”, explica Stela Godoy, coordenadora do Departamento de Imunização da FMS.

“Vacinar significa prevenir e, acima de tudo, salvar vidas. Por isso, faço um apelo aos pais e responsáveis que levem seus filhos e, no caso dos idosos e gestantes, que façam um esforço para buscar a imunização. Além de todas as salas de vacinação nos bairros, temos três unidades atendendo em horário estendido, até às 21 horas”, reforça a presidente Liliam Brandalise – relembrando sobre o atendimento ampliado nas UBS Cyro de Lima (Oficinas), Rômulo Pazinato (Nova Rússia) e Luis Conrado Mansani (Uvaranas).

A partir deste ano, inclusive, a vacina contra a influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para estes grupos. Para este público e qualquer pessoa que queira se imunizar, basta comparecer com um documento oficial com foco e a carteira de vacinação; no caso de crianças e jovens com menos de 18 anos, a presença do pai, mãe ou responsável é obrigatória.

Saiba onde estão localizadas as salas de vacina em Ponta Grossa:

Abrahão Federmann (Ana Rita)
Adam Polan (Palmeirinha)
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antônio Russo (São José)
Antônio Saliba (Cará-Cará)
Centro Vacina PG (Centro)
Cesar Antonio Milléo (Superposto Panamá)
Cleon de Macedo (Vila Rubini)
Cyro de Lima Garcia (Oficinas) – atendimento até 21h
Egon Roskamp (Santa Paula)
Jayme Guzmán (Vila Estrela)
José Carlos Araújo (Cará-Cará)
João de Oliveira Bello (Guaragi)
Júlio Azevedo (Vila Vilela)
Lauro Müller (Santa Maria)
Lubomir Antonio Urban (31 de Março)
Luís Conrado Mansani (Uvaranas) – atendimento até 21h
Nilton Luiz de Castro (Tarobá)
Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)
Rômulo Pazzinato (Nova Rússia) – atendimento até 21h
Roberto de Jesus Portela (Ronda)
Sady Macedo Silveira (Olarias)
Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças)