Correio dos Campos

Uvaranas recebe ação integrada de combate à dengue da Prefeitura

Além de visitas dos agentes de endemias, Fundação de Saúde e parceiros ofereceram uma série de serviços para a população nesta quinta; mobilização ‘de casa em casa’ continua nos próximos dias.
10 de abril de 2025 às 16:15
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Uma grande mobilização de combate à dengue atendeu os moradores do bairro Uvaranas nesta quinta-feira (10). Em uma ação integrada da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), juntamente com instituições de ensino e o Exército Brasileiro, centenas de residências foram visitadas com o objetivo de combater focos do mosquito transmissor Aedes aegypti – que, além da dengue, transmite doenças como zika vírus e chikungunya.

Além das visitas de casa em casa em diversas vilas, profissionais de saúde ofereceram exames gratuitos, e o Ônibus da Vacina atendeu quem desejava atualizar a carteirinha de imunização. As atividades se concentraram no estacionamento do CAPS-AD – ao lado do terminal de ônibus. “É fundamental essa mobilização conjunta entre a Prefeitura, os estudantes e também os militares para vencermos esta batalha contra a dengue. Estamos todos juntos para levar informação e conscientização aos ponta-grossenses, que também têm um papel importante cuidando de sua casa e do seu local de trabalho”, reforça a prefeita Elizabeth Schmidt.

Uma das moradoras visitadas pelas equipes da Prefeitura foi a dona Jussara Aparecida, que destacou a importância de receber bem os agentes de endemias. “Que todo mundo possa recebê-los bem, tirar suas dúvidas e eliminar qualquer lugar em que o mosquito possa ficar. Eu tenho todo o cuidado na minha casa, mesmo assim faço questão de atender o pessoal”, conta a aposentada, que mora há 50 anos na região.

Durante a ação, a presidente da FMS, Liliam Brandalise, confirmou que as visitas domiciliares terão continuidade nos próximos dias, inclusive com o planejamento de mutirões de limpeza em pontos estratégicos. “Por se tratar de uma das regiões mais populosas da cidade e, hoje, com o maior índice de risco para a dengue, estamos mobilizados para atender e visitar o maior número possível de residências no bairro”, explica Brandalise.

Apoio da população

Profissionais de diversas áreas reforçam a importância do cuidado que a população precisa ter com suas residências, especialmente em quintais e locais onde o Aedes aegypti pode se proliferar com mais facilidade. Outro reforço é em relação às denúncias de focos do mosquito, que podem ser feitas pela ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde (no telefone 0800 643 9595) ou via Protocolo 156.