Correio dos Campos

50 ‘LACs’ da Educação de Ponta Grossa são agora Ambientes de Inovação do PR

Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) são ambientes de inovação localizados em 50 Escolas Municipais mantidas pela Prefeitura de Ponta Grossa
9 de dezembro de 2024 às 18:03
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Os 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa foram reconhecidos pelo Governo do Paraná como Ambientes Promotores de Inovação (APIs). Localizados em 50 escolas municipais, eles agora fazem parte do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec), organizado pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A entrega das certificações para os Laboratórios da Rede Municipal de Ensino e para outros novos Ambientes de Inovação ocorreu nesta sexta-feira (06) em Londrina, durante o VI Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Separtec.

“Ponta Grossa vem se consolidando como um grande ecossistema de inovação. O crescimento só foi possível graças ao esforço e à cooperação entre os atores do Vale dos Trilhos, que compartilharam conhecimentos e trabalharam em prol de um objetivo comum. Esse resultado engrandece nosso município e comprova que a inovação deve estar em todos os ambientes, principalmente nas escolas, qualificando o ensino e preparando nossas crianças para o futuro”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

“O credenciamento dos 50 LACs junto ao Separtec materializa o compromisso que a gestão pública municipal tem com o ecossistema de inovação do Vale dos trilhos. A formação do espírito empreendedor inovador precisa acontecer nos primeiros anos de vida e as escolas são um espaço privilegiado para promoção desses ambientes. Ao todo, o poder público municipal credenciou 54 espaços e mais 10 de outros atores. É um recorde”, frisa a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

Dos 302 novos espaços criativos credenciados neste mês, 50 deles são representados pelos LACs das escolas municipais de Ponta Grossa, inseridos na categoria Espaço Maker, localizados em escolas da educação básica.

“Estando presente nesse grupo, nossas escolas poderão captar recursos, participar de eventos na área de inovação e destacar uma vez mais o protagonismo de nossos estudantes. Estamos ampliando nossa capacidade de inovação a partir da sala de aula, com a criatividade e capacidade de nossas professoras, professores e estudantes”, pontua a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves.

O que são

API é a sigla para Arranjo Promotor de Inovação, um conceito que reúne organizações de um setor econômico para promover a inovação e o desenvolvimento social, econômico e ambiental. O API funciona como um facilitador entre projetos e apoiadores, ajudando os projetos a captarem recursos e incentivando o apoio a iniciativas inovadoras.

Fazer parte de uma API é um reconhecimento de que os laboratórios criados pela Secretaria Municipal de Educação são também promotores de inovação e que oferecem uma contribuição significativa para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade e do estado.

Ao todo, o Paraná soma, agora, 490 espaços credenciados em 58 do Interior do Estado e em oito municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

A partir do credenciamento, esses ambientes estão aptos para receber o fomento do Estado para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo e inovação. O intuito do governo estadual é viabilizar as condições necessárias para que os talentos locais transformem os desafios em oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável.

Campos Gerais em destaque

Entre os destaques desta edição, as regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul alcançaram uma quantidade expressiva de ambientes credenciados, em comparação com 2023. Neste ano as regiões credenciaram 69 e 64 novos ambientes, respectivamente. No ano anterior foram credenciados cinco e 14 espaços.