Educação Municipal realiza Festival de Talentos com quase mil alunos de 43 unidades escolares
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa realizou nesta semana a edição 2024 do FEST – Festival de Talentos da Educação –, organizado pela Secretaria Municipal de Educação para que os estudantes da Rede Pública Municipal tenham a oportunidade de se apresentar no palco do Cine-Teatro Ópera e de mostrar seus projetos de canto, dança e artes visuais. Mais de 950 crianças de 43 CMEIs e Escolas Municipais se apresentaram durante os dois dias de festival.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a presença da Arte ocorre no dia a dia dos alunos. “Os alunos de nossos CMEIs e Escolas não apenas aprendem de seus professores, mas criam junto com eles novas apresentações e performances, colocando sua criatividade, seu amor e a alegria de quem faz diariamente novas descobertas. Nossa Educação hoje está voando alto e o FEST, da Secretaria de Educação, é mais uma prova disso”, acredita a prefeita.
As crianças apresentaram coreografias criadas pelas professoras e professores, recitaram poesias, cantaram em solo, dupla e coral, encenaram peças teatrais e, sobretudo, se divertiram muito utilizando fantasias e mostrando sua arte para colegas de toda a cidade. A diversidade esteve presente nas escolhas musicais, que passaram pelo rock, country, clássico, eletrônico, samba, carimbó, infantil, gospel, rap e trilhas de cinema, entre outros estilos – até o tango esteve presente.
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, acompanhou todas as apresentações e destacou a evolução das performances das crianças. “Tivemos uma amostra dos trabalhos artísticos realizados pelas nossas professoras e professores da Rede Municipal de Ensino que, por meio das diversas manifestações da arte, ajudam no desenvolvimento cognitivo, corporal, criativo e artístico de nossas crianças. São apresentações fabulosas, coreografias bem ensaiadas, com figurino caprichado, o que mostra o carinho e cuidado com nossos alunos e alunas”, considera a secretária.
Orgulho materno
Caroline Rodrigues de Oliveira, mãe do aluno Maikel Luan, da Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira, se emocionou ao ver a apresentação de tango do filho com colegas de turma. “Foi muito emocionante, um orgulho que a gente fica e que é inexplicável, é a missão que está sendo cumprida. A escola é maravilhosa, sempre trabalhando de tudo com eles, foi lindo de ver”, relata a mãe. A família, que não costumava ouvir o ritmo argentino, passou a ouvir para os ensaios do estudante do quarto ano. “Ele falou muito da dança, nesse tempo ensaiando, ele mostrava os passos, falava sobre a música”, conta a mãe. Outro que entrou no ritmo do filho foi o pai, Michael Soares. “A gente entra no ritmo deles. A escola está sendo maravilhosa para nosso filho, incentivando cada vez mais as crianças a fazer as atividades, sem ficar só no celular. Agora eles têm muitas atividades na escola”, destaca Michael.